A caminhada de 42 quilômetros empreendida por três estudantes a favor de jovens que estão fora da escola no interior de São Francisco de Paula surtiu um grande resultado: Estado e prefeitura chegaram a um acordo para ampliar o transporte em localidades rurais onde não há o serviço.
GALERIA DE IMAGENS: confira fotos da caminhada
A secretária municipal da Educação, Cultura e Desporto, Ivone Marques Palma, confirmou que pelo menos 40 alunos do ensino médio devem voltar aos cadernos e livros a partir da próxima quarta-feira, dia 6 de maio. O grupo reside na sede do distrito de Cazuza Ferreira e nas localidades de Pedra Lisa e Campestre do Tigre. Oito deles foram matriculados na Escola Estadual Lajeado Grande, mas não frequentavam a sala de aula por falta de transporte. Os demais sequer estavam inscritos na rede do Estado por falta de opção.
A distância entre o colégio e boa parte das moradias supera os 40 quilômetros. Insatisfeitos com a apatia do poder público, oito estudantes de Pedra Lisa organizaram uma caminhada na madrugada de quinta-feira da semana passada. Como choveu no início do trajeto, apenas três participaram da maratona pelo estudo.
Confira o vídeo sobre a caminhada:
André dos Reis dos Santos, 16 anos, e Anderso Souza Rech, 15, saíram de casa por volta da meia-noite e chegaram a Lajeado Grande nove horas depois. Eles tiveram a companhia de Juan da Silva Moura, 11, que também aderiu ao exaustivo protesto porque sabia que poderia ficar fora da escola quando migrar para o ensino médio.
Para atender os jovens excluídos, a prefeitura contratará uma empresa terceirizada. A ideia é disponibilizar um ônibus já na quarta-feira, dia 6 maio.
- É um alívio para nós, como educadores. Estávamos muito preocupados com esse grupo sem escola. Enfim, poderemos atendê-los _ diz a secretária Ivone.
A reunião que definiu a ampliação do transporte ocorreu na terça-feira, em Porto Alegre. O diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria Estadual da Educação, Itamar Baptista Chagas, e o prefeito de São Francisco de Paula, Juarez Hampel, formalizaram a parceria. Hampel também pediu um ônibus escolar.
Na segunda-feira, dia 4 de maio, Ivone visitará as localidades para conversar com as famílias dos alunos sem escola. A tendência é de que os jovens não matriculados sejam encaminhados para Lajeado Grande.
- Nosso empenho foi pelo transporte. Agora cabe às famílias fazer a matrícula - ressaltou a secretária.
Estado e prefeitura deverão também encaminhar um censo escolar, que servirá de parâmetro para o ressarcimento aos municípios dos gastos com alunos da rede estadual.
- Em nome da criançada quero agradecer por essa decisão. Quando era estudante fazíamos longas caminhadas porque não havia transporte para quem morava no interior de Cazuza Ferreira. Mas hoje a situação é diferente - comemora Sadi Reis da Silva, integrante da ONG SOS Cazuza Ferreira e idealizador do protesto.
Protesto com resultado
Jovens do interior de São Francisco de Paula agora terão transporte para estudar
Três rapazes andaram 42 quilômetros para mostrar que dezenas de colegas estão fora da escola
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project