Os primeiros trechos de obras nas ruas Pinheiro Machado e Sinimbu, em Caxias do Sul, devem ser liberados ao trânsito entre 15 e 20 dias. De acordo com o secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, a expectativa é liberar pelo menos duas quadras já concretadas e com uma pista recapeada. Dessa forma, o trânsito será desviado para o trecho novo das obras de recapeamento do restante da via.
Para a liberação, no entanto, ainda são necessários acabamentos no piso de concreto. A partir desta segunda-feira, o canteiro de obras da Sinimbu será ampliado entre as ruas Guia Lopes e Vereador Mário Pezzi. Dessa forma, o fluxo fica bloqueado no cruzamento com as ruas Andrade Neves e Pedro Tomasi. O estacionamento no trecho vai ser proibido temporariamente e retorna após o final dos trabalhos.
Conforme o secretário, o trecho foi escolhido para avanço das obras porque não é possível bloquear vias transversais no centro até a liberação das que já estão fechadas. Somente com a liberação da Coronel Flores e da Moreira César é que novos pontos vão ser fechados no centro. Por causa das obras, a parada de ônibus que fica próximo à esquina da Pedro Tomasi será desativada temporariamente. Quem utiliza o ponto deve embarcar e desembarcar nas paradas nas esquinas da Sinimbu com as ruas Vereador Mário Pezzi.
A recomendação aos motoristas é utilizar as ruas Alfredo Chaves e 13 de Maio para seguir do sul para o norte da cidade e Vereador Mário Pezzi e Guia Lopes no sentido oposto. Já para quem quer ir para a Zona Leste, o ideal é evitar a Sinimbu e utilizar a Rua Bento Gonçalves. Na Pinheiro Machado, que já em obras até a esquina com a Alfredo Chaves, os próximos trabalhos devem ocorrer fora da área central.