A primeira noite do Carnaval 2015, em Caxias do Sul, foi de críticas à polêmica quanto ao asfaltamento da Rua Plácido de Castro, muito samba no pé e a constatação de que ajustes ainda precisam ser feitos. A Brigada Militar (BM) estima que entre 13 e 14 mil pessoas prestigiaram a festa.
O prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) inaugurou o asfaltamento da Plácido de Castro e abriu os festejos, fazendo críticas aos autores da ação judicial que atrasou a nova pavimentação. Neste ano, o Carnaval deixou de ser realizado na Rua Sinimbu.
- Fizeram fofoca, barulho por nada. Judicializar o Carnaval? Eu nunca vi um patrulhamento tão grande - criticou, pedindo que o Carnaval seja de paz, amor e alegria.
Não foram registrados protestos de pessoas contrárias à realização do Carnaval no novo endereço. As arquibancadas, que poderiam suportar até 2 mil pessoas sentadas, não lotaram.
A escola Nação Verde e Branco, do Grupo Intermediário, foi a primeira a entrar na avenida, às 21h20min. Depois, desfilaram Acadêmicos XV de Novembro, Unidos da Tia Marta e Filhos de Jardel, do Grupo de Acesso. A escola Associação Cultural Beneficente Unidos da Zona Norte não desfilou. Segundo o coordenador do Carnaval, Elvino Santos, a agremiação desistiu porque integrantes que viriam de outra cidade não compareceram. Com isso, a escola volta à categoria de bloco.
A Nação Verde e Branco, única do Grupo Intermediário, sobe para o Grupo de Acesso. Das quatro que desfilaram pelo Grupo de Acesso, uma deve ser classificada para o Grupo Especial.
A primeira noite de desfiles serviu para observar pontos positivos e outros a serem melhorados. Como destaque, a montagem de uma praça de alimentação com oferta de crepes, pipoca, algodão-doce, pastel e outras guloseimas no Parque Monteiro Lobato, atrás das arquibancadas.
Um ponto a ser revisto é isolamento do público. Como a passagem de pessoas não estava totalmente bloqueada, dezenas de pessoas ingressavam na passarela do samba durante os desfiles, algumas vezes causando aglomerações e atrapalhando a evolução das alas.
Outro aspecto é a iluminação. O prefeito Alceu lembrou que alguns pontos da Plácido de Castro precisarão de mais lâmpadas para os próximos eventos, para que o espetáculo seja o mesmo em toda a extensão da via.
Neste sábado, a partir das 21h, ocorre a apresentação das seis escolas do Grupo Especial.
Abaixo, confira como foram as apresentações desta sexta-feira:
Folia
Milhares caem no samba na Rua Plácido de Castro na primeira noite do Carnaval de Caxias do Sul
Quatro escolas se apresentaram para público estimado em 13 mil pessoas
GZH faz parte do The Trust Project