Por volta do meio-dia, uma das únicas orlas do Litoral Norte a esvaziar é a de Arroio do Sal. É quando a maioria dos veranistas deixa a praia para ir almoçar, mantendo a tradição de fazer as refeições na hora certa e, preferencialmente, em casa. Esse é o jeitão dos gringos da Serra. Sem tirar nem pôr, é o jeitão dos gringos da praia. São eles que ocupam casas, hotéis e pousadas na alta temporada em Arroio do Sal. A prefeitura estima que 80% dos veranistas sejam de Caxias do Sul. O apelido do município não poderia ser outro: gringolândia. O sotaque, as fartas refeições regadas a vinho, o sucesso do sorvete de uva e as bandeiras do Ju e do Caxias exibidas nos telhados deixam claro quem manda ali.
Responda ao quiz e saiba se você conhece bem a Gringolândia
- Os caxienses chegam em Arroio do Sal e bronzeiam só embaixo do braço. É que ficam erguendo a mão para cumprimentar todo mundo, porque todos são de Caxias.
A piada é antiga, mas é repetida até pelo prefeito Luciano Pinto da Silva (PDT). A caxiense Arroio do Sal comandada por Silva é a maior praia do Litoral Norte. São 27 quilômetros de extensão, pontilhados por 57 balneários. Além de Areias Brancas, a praia mais popular, há outros pontos adotados pelos caxienses. Pérola, Rondinha e Figueirinha figuram entre os redutos gringos.
Ainda assim, avançando pela Interpraias, há balneários pequenos, com pouco mais de duas quadras, batizados com termos bastante familiares: praias Rota do Sol, Caxias do Sul, Bom Jesus... Nesses balneários menores, a distância entre guaritas de salva-vidas é maior. Há extensas faixas de areia completamente desprotegidas. Nem quiosques de comes e bebes há. A estrutura dessas prainhas também é precária, com poucos postos de saúde e serviços como farmácias e mercados. No entanto, a tranquilidade anula as dificuldades e une os veranistas.
- Nós nos sentimos em casa. Eu passo um mês em Caxias e o resto do ano aqui - revela o aposentado Realdo Roncada, 68 anos.
Conheça um pouco mais sobre os redutos ainda não tão desbravados da gringolândia, que também inclui Curumim, na vizinha Capão da Canoa.
Verão
Balneários de Arroio do Sal são batizados com nomes de lugares da Serra Gaúcha
Estimativa é de que 80% dos veranistas sejam de Caxias do Sul
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: