Pouco mais de um ano depois de entrar em vigor a lei que proíbe a alimentação de pombos em locais públicos na área urbana de Caxias do Sul, apenas duas pessoas foram multadas. As primeiras placas de proibição foram colocadas no início de novembro do ano passado em três praças da cidade.
De acordo com a secretaria municipal do Meio Ambiente, ao todo, foram aplicadas cinco multas. Dessas, quatro foram para uma idosa que há um ano acabou sendo detida por desacato a uma servidora pública. Na manhã de 2 de dezembro do ano passado, a idosa foi multada por alimentar os pombos na Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias, e detida porque jogou uma caneca de milho na servidora.
Antes desse episódio, ela já havia sido multada uma vez. As quatro multas aplicadas à idosa não foram pagas e ela recorre da cobrança. Um homem também foi multado ao ser flagrado alimentando pombos na Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino. Conforme a secretaria do Meio Ambiente de Caxias, ele também recorre da multa.
A legislação prevê advertência para quem for pego alimentando os pombos e, se persistir, multa, que é de 10 Valores de Referência Municipal (VRM), ou seja, R$ 249,30. Em caso de reincidência, passa a 20 VRMs (R$ 498,60).