A construção do novo prédio do Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul está prevista para começar até o final de agosto. O cronograma foi apresentado na manhã desta quarta-feira pelo presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), Ambrósio Bonalume.
O anexo vai ter seis andares, 6 mil m² de área e vai ser construído atrás do prédio atual. O custo da obra é de R$ 12 milhões, divididos entre a FUCS, o Estado e o município. O dinheiro já está em caixa e a expectativa é de que o contrato seja assinado na próxima semana. A partir disso, as obras devem começar em até 45 dias, com conclusão prevista para dois anos e meio.
O prazo é apenas para construção do prédio. Depois que ele estiver pronto, a Fucs negociará junto ao Estado e município a instalação dos equipamentos. A terceira etapa é a contratação dos funcionários.
De acordo com Bonalume, estão previstas a abertura de 500 a 600 vagas para atender aos 137 leitos que vão se somar aos atuais 218. A maior parte será da unidade materno-infantil, que vai ocupar seis andares do novo prédio.
- Fazendo uma projeção para o futuro, se ocupará inicialmente quatro andares para essa área. Depois, os outros dois ficarão a cargo do HG e da Fucs de ampliar áreas que se façam necessárias. Vai depender da demanda da região - explica Bonalume.
As obras vão ser executadas pela empresa PSN Construções e Incorporações, que também foi responsável pela construção da Unidade de Oncologia, inaugurada em maio. O setor, no entanto, está atendendo apenas aos pacientes de quimioterapia.
Segundo Bonalume, o equipamento de radioterapia, que já está instalado, depende de liberação da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Para isso, técnicos precisam vistoriar o equipamento, mas a visita ainda não foi marcada.
Em 2013, o HG realizou mil internações, 600 cirurgias e 30 mil exames por mês.
Saúde
Obras do anexo do Hospital Geral, em Caxias do Sul, devem começar até o final de agosto
Prédio terá seis andares, quatro deles ocupados pela unidade materno-infatil
GZH faz parte do The Trust Project