Caxias do Sul é uma das primeiras cidades gaúchas a implementar unidade interligada de um cartório de registro civil dentro de um hospital. A iniciativa, que se iniciou pelo Hospital Geral (HG), integra o Programa de Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento, firmado entre a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Por meio da proposta, a secretaria pretende interligar 115 maternidades gaúchas a cartórios no Rio Grande do Sul, garantindo que a criança já saia do local onde nasceu com documento.
No Hospital Geral, a unidade funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min. O serviço, ligado ao Cartório de Registro Civil da 2ª Zona, começou a funcionar no dia 14 de maio e atende a uma média de 10 pessoas por dia.
Na dia 6 de junho, por exemplo, o metalúrgico Bruno Rodrigues da Rosa Cardoso, 24 anos, não precisou esperar mais do que cinco minutos para sair com o documento de Victória Ribeiro Cardoso em mãos. A menina nasceu às 12h20min do dia 5 de junho e é a segunda filha dele com Suelen Catiene Ribeiro, 18. O casal também é pai de Vinícius, de um ano.
- Foi muito mais fácil agora. Não precisei ir até o centro, não enfrentei fila nem espera. É uma ótima oportunidade e vale a pena aproveitar - afirmou.
Conforme a gerente operacional Gicela Bortoluz, desde o registro de Dheijon Santos da Costa, nascido em 14 de maio e o primeiro a ser registrado na unidade do HG, até o último dia 6, já foram confeccionadas 56 certidões de nascimento. De acordo com ela, apenas crianças que nasceram na maternidade do hospital podem ser beneficiadas pelo serviço.
O número de registros ainda não chega a 100% dos nascimentos, conforme Gicela, porque muitos pais não conseguem reunir a documentação antes da alta hospitalar da mãe ou preferem fazer o procedimento em suas cidades de origem.
- O Hospital Geral é referência para gestações de alto risco, então recebemos muitas mamãe de outros municípios - destaca Gicela.
O primeiro bebê a ter a certidão de nascimento confeccionada no HG foi Dheijon Santos da Costa. O menino, filho de Cristiano da Costa e Santina Ramon dos Santos, nasceu no dia 14 de maio, mesmo dia em que foi feito o registro.