O módulo da Brigada Militar no bairro Fátima, em Caxias do Sul será desativado. A decisão foi tomada em virtude da implantação do policiamento comunitário na área, no dia 20 de dezembro.
Conforme o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), major Lúcio Henrique de Castilhos Alencastro, o fechamento deve ocorrer devido à necessidade de maior agilidade no policiamento da cidade. As estruturas foram montadas na década de 1990 e dependem da presença de policiais 24h, sem possibilidade de deslocamentos.
- Ele não atende o bairro todo. O policial acaba cuidando somente da casa da frente e dos lados. Estamos migrando este tipo de policiamento estático para o comunitário. Prefiro o policial rodando no bairro do que tomando chimarrão no módulo - argumenta o comandante.
A desativação data para a desativação depende da definição da prefeitura de como o espaço será utilizado. O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, entretanto, falou em entrevista à Rádio Gaúcha Serra, na manhã desta quarta, ainda não haver decisão.
O comando da BM também estuda o fechamento do módulo do bairro Santa Fé, mas ele só deve ocorrer caso seja implantado o policiamento comunitário no futuro. Outra possibilidade, segundo Alencastro é uma viatura rodando 24h por dia na área.
- Não vou tirar uma coisa sem dar contrapartida à comunidade - garante o comandante.
Com o fechamento da unidade do Fátima restarão em Caxias, além do módulo do Santa Fé, restarão os espaços dos parques Cinquentenário e Macaquinhos e do bairro Cruzeiro. Os três últimos são sedes de três companhias de policiamento da cidade.
Estrutura ineficiente
BM vai desativar módulo do bairro Fátima, em Caxias do Sul
Modelo será substituído pelo policiamento comunitário, implantado em dezembro
GZH faz parte do The Trust Project