Faltando 12 dias para o final de 2013, o Pioneiro fez um levantamento junto à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para saber como está o andamento do Plano de Necessidades de Obras (PNO), lançado em 2011 pelo governo do Estado. O resultado apontou que apenas 5,8% das 1.028 escolas selecionadas para receber reformas gerais efetivamente receberão obras em 2014. Entre as 60 beneficiadas estão sete educandários da Serra.
Conforme a a diretora do Gabinete de Gestão e responsável pelos projetos do PNO na Seduc, Ana Cláudia Figueroa, os projetos dessas 60 escolas estão prontos e a intenção é abrir a licitação para a contratação da empreiteira que fará as reformas no dia 17 de janeiro. Se não houver contratempos com o edital, ela prevê que a ordem de início das obras seja dada em meados de abril.
A diretora explica que o atraso de mais de um ano e meio na implantação do PNO se deve à necessidade de submeter o plano à avaliação de inúmeros órgãos de controle estaduais, como forma de garantir a legalidade e a viabilidade econômica do projeto. Outra justificativa para a demora seria a disputa entre empreiteiras na primeira fase da licitação dos projetos. Várias entraram na Justiça, o que ajudou a atrasar em cinco meses a conclusão dessa etapa. Além disso, foi preciso fazer aditamentos nos projetos, para incluir detalhes que não estavam previstos.
Plano de Necessidades de Obras
Sete escolas da Serra terão obras em 2014
Caxias do Sul, Flores da Cunha e Bento Gonçalves estão as cidades beneficiadas
GZH faz parte do The Trust Project