As 31 escolas municipais que insistiam em manter em funcionamento os bares que comercializavam guloseimas, frituras e alimentos gordurosos na merenda escolar terão até 14 de dezembro, último dia letivo, para fechar as portas das cantinas.
A determinação da Secretaria Municipal de Educação foi transmitida aos diretores nesta semana em nova reunião, onde abordaram-se questões ligadas à saúde, obesidade infantil e hábitos saudáveis de alimentação, todas regras inseridas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Até lá, as escolas terão tempo suficiente para se desfazer do estoque de mercadorias.
- A reunião teve caráter de orientação e diálogo. Como o ano letivo está encerrando, combinamos com os diretores que o prazo final para desativação dos bares é no último dia de aula. Em 2014, nenhuma escola iniciará o ano com os bares funcionando - garante a secretária de Educação, Marléa Ramos Alves.
O comércio de alimentos sem valor nutricional em bares ilegais nas escolas municipais de Caxias foi flagrado pela reportagem do Pioneiro em 16 de outubro. Desde então, reuniões entre diretores e secretaria da Educação ocorreram para regularizar a existência destes bares.