Uma reunião da tarde da última sexta-feira, em Caxias do Sul, entre a prefeitura e a Brigada Militar (BM), definiu os bairros que receberão a terceira fase de implantação do policiamento comunitário, com a implantação oito novos núcleos. As indicações dos bairros partiram de estudos do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), que levaram em consideração a taxa de criminalidade e a extensão dos serviços a loteamentos do entorno dos bairros onde os policiais militares morarão.
Caxias do Sul foi pioneira na implantação do projeto policiamento comunitário, em 2012. Hoje, são 14 núcleos num convênio em que o Estado disponibiliza os policiais, viaturas e os equipamentos como armas, coletes e algemas e a prefeitura repassa um auxílio moradia no valor de R$ 631,53 para os brigadianos participantes.
Os bairros contemplados nesta fase do policiamento comunitário são: Desvio Rizzo, Planalto, Serrano, Esplanada, Jardim Eldorado, Fátima, Ana Rech e Vila Cristina. Os oito PMs que integram esta fase do projeto concluíram o curso de capacitação no mês de setembro.
A previsão do coordenador estadual do projeto, coronel Júlio César Marobin, é de que os núcleos iniciem as atividades nos próximos dois meses.
- As viaturas e equipamentos para esta fase do projeto foram adquiridos junto com a compra dos quatro núcleos anteriores que implantamos na cidade, neste ano. Agora, só falta concluírem a adesivagem dos veículos e liberarem os documentos - afirma Marobin.
Mais segurança
Divulgados os bairros contemplados na ampliação do policiamento comunitário, em Caxias do Sul
A previsão do Estado é de que os novos núcleos entrem em funcionamento até o final deste ano
GZH faz parte do The Trust Project