A Secretaria da Educação de Caxias do Sul criou em 2011 um projeto para atacar nas séries iniciais atrasos na aprendizagem. É o Mais Alfabetização. O objetivo é evitar que a criança torne-se repetente nos anos seguintes por não ter aprendido a ler no tempo certo. E mais: transforme-se em um adulto analfabeto funcional, aquele que lê, mas não entende o conteúdo das jornais, das revistas e muito menos de um livro.
O foco principal são os matriculados no 3º ano e que ainda não possuem uma leitura fluente, não decodificam o que leem e omitem letras na escrita. Porém, se a defasagem for descoberta antes ou se permanecer após o 3º, o aluno passa a integrar o projeto também.
No turno contrário ou no horário de aula, ele é atendido individualmente ou em pequenos grupos. A periodicidade varia de acordo com as dificuldades apresentadas: pode ser uma hora semanalmente, ou até três vezes por semana. Quando supera as dificuldades, a criança é liberado do programa.
O município tem como meta alfabetizar todos até os oito anos de idade. Antecipou-se à iniciativa do governo federal, que lançou em novembro de 2012 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Professores e educadores que desenvolvem projetos de apoio à leitura podem participar do 1º Prêmio RBS de Educação. As inscrições estão abertas até 14 de julho. Com o slogan Para Entender o Mundo, o prêmio vai divulgar e valorizar iniciativas que incentivam a leitura nas salas de aula ou em projetos comunitários. Confira mais informações abaixo:
Educação
Problemas de aprendizagem são atacados na raiz em Caxias do Sul
Projeto Mais Alfabetização é voltado para crianças das séries iniciais
GZH faz parte do The Trust Project