Cansado do descaso da prefeitura, Anésio Richetti, 64 anos, não esperou mais. Em cinco dias, resolveu o problema que há quatro meses causava transtornos à sua família e aos vizinhos, moradores da Rua Antônio Bosi, bairro Fátima.
Estragos na rede de esgoto causavam mau cheiro. Mais que isso: era perigoso passar pelo nº 260 da rua, pois a calçada estava cedendo. Até a solução, foram inúmeros telefonemas, contatos e constrangimentos. Confira o relato enviado via e-mail por Richetti ao jornal:
"Nossa batalha iniciou no dia 19 de novembro de 2012, quando solicitamos, através do Alô, Caxias, reparos na rede de esgoto em frente a minha residência, onde a calçada já estava cedendo devido ao problema.
Não tivemos nenhum retorno da prefeitura. Foi quando pedimos ajuda ao vereador Mauro Pereira, que nos atendeu prontamente através da indicação nº 642/2012, pela Câmara de Vereadores.
O problema nos causou diversos constrangimentos, como mau cheiro, acúmulo de sujeira, insetos, ratos. Em dias quentes, o odor era insuportável. Mas não era só isso. As pessoas que tentavam andar pela calçada precisavam desviar e seguir pela rua, e ficavam indignadas conosco, como se fosse nossa obrigação consertar.
Chegamos a isolar a calçada com pedaços de madeira porque era perigoso de alguém cair ali. Tive que tirar umas pedras que estavam em cima da calçada porque estavam caindo para baixo também.
Por diversas vezes, cobrávamos uma posição da prefeitura, que dizia que a equipe estava na rua com ordem para fazer o serviço, só que ninguém aparecia.
Após quatro meses de muito desgaste, resolvemos contratar o serviço por nossa conta e resolver o problema. O custo disso: R$1,7 mil.
Tive que desmanchar 10 metros de calçada para reparar canos quebrados, botar cimento e uma proteção para fazer o encanamento de outra rede. Fechamos com pó de brita e cascalho.
Não conto isso para buscar qualquer tipo de ressarcimento, não quero mais incomodação. Como cidadão que paga impostos e cumpre com suas obrigações, me sinto indignado com tamanho descaso por parte da prefeitura. É uma desconsideração."
Richetti pediu providências ao Alô, Caxias. O número do protocolo é 312530.
Infraestrutura
Morador de Caxias do Sul faz conserto em rede de esgoto por conta própria
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: