Os caxienses que terminaram o ano passado com o conforto da coleta mecanizada de lixo iniciam 2013 com uma surpresa no bolso: o aumento na taxa de coleta de lixo. Há casos nos bairros Jardim América e Cruzeiro onde o preço subiu 112%.
Embora o serviço seja prestado pela Codeca, o valor é definido pela prefeitura. A taxa de lixo é cobrada na mesma conta que o IPTU, com vencimento em 22 de fevereiro (para pagamento em cota única).
Segundo o secretário municipal de Gestão e Finanças, Carlos Búrigo, o aumento é proporcional à frequência da coleta. Ou seja, onde foram instalados contêineres e, portanto, o lixo é recolhido mais vezes na semana, o valor pago é maior. O diretor-presidente da Codeca, Valter Augusto Webber, explica que a coleta mecanizada ocorre cinco ou seis vezes por semana, e a manual, duas ou três, dependendo do bairro.
O representante comercial Clenio Rogério Batista de Andrade, 61 anos, percebeu o aumento na quinta-feira passada, quando recebeu a conta. A taxa, que era de R$ 129,75, saltou para R$ 275,65, ou seja, 112% a mais. A rua onde ele mora, General Arcy da Rocha Nóbrega, no bairro Jardim América, recebeu contêineres em setembro.
- É claro que a população quer melhoria, mas não é porque colocaram contêineres que podem aumentar desse jeito. Nós já pagamos impostos. Não pagavam salário para os coletores antes? Então por que precisa aumentar assim? - reclama Andrade.
O secretário da Receita Municipal, Paulo Dahmer, argumenta que o cidadão paga por capina, varrição, recolhimento e transporte de lixo até o aterro sanitário, em Rincão das Flores.
Atualmente, 45% de Caxias, cerca de 205 mil, pessoas, tem coleta mecanizada. Segundo o diretor-presidente da Codeca, há projeto para ampliar, mas depende da captação de recursos.
