Embora a prefeitura cobre melhorias dos donos de terrenos particulares, é notória a degradação dos passeios em praças, parques ou mesmo defronte a prédios públicos em Caxias do Sul.
Não bastasse a buraqueira, algumas calçadas foram projetadas para dificultar a passagem ou forçar pedestres a caminhar pela rua, situações que contrariam a Política Nacional de Mobilidade Urbana, sancionada no início do ano.
Pedras soltas na Praça da Bandeira, em São Pelegrino, por exemplo, escancaram a falta de zelo. As calçadas ali deveriam ser impecáveis por se tratar de área de lazer e de grande circulação de pessoas que acorrem ao Camelódromo e a pontos de ônibus. Contudo, as pedras estão mal conservadas.
O secretário do Urbanismo, Nelson Sartori, garante empenho na manutenção. A pasta tem apenas quatro fiscais na área de calçadas, mas ganhou apoio de servidores de quatro setores da prefeitura.
O grupo se uniu para identificar defeitos e promover melhorias não apenas nos passeios, mas em outras áreas. Segundo ele, muitas falhas surgiram durante as chuvas e alagamentos no início de fevereiro.
Mobilidade urbana
Qualidade das calçadas também é ruim em áreas sob responsabilidade do poder público em Caxias do Sul
Prefeitura promete melhorias
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: