Dois direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso são descumpridos pela Festa da Uva: oferecer ingressos com 50% de desconto para o desfile e proporcionar acesso preferencial à arquibancada. Há bilhetes com preço único a R$ 25 (arquibancada 1) e a R$ 15 (arquibancada 2). Para os Pavilhões e ao Som e Luz, a meia entrada é garantida.
O presidente da festa, Gelson Palavro, alega que não há meio ingresso porque há como assistir ao desfile sem pagar, das calçadas:
- Quem quer assistir em lugar privilegiado pode ter um lugar na arquibancada. Não temos obrigatoriedade, porque colocamos telões, e as pessoas podem ficar nas calçadas. Essa é nossa posição.
O diretor de Bilheteria, Roberto Pereira, explica que não há acesso facilitado às arquibancadas por questões técnicas:
- Tecnicamente, não há condições de fazer. Mas a crítica serve para evoluirmos.
Como os lugares são numerados, são oferecidos ingressos para idosos em degraus mais baixos, explica Pereira. Segundo o diretor, no ato da venda é questionado se o bilhete é para alguém da melhor idade.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Luiza Bedin, defende que ao propor o desfile, deveriam ser pensadas alternativas para o idoso.
- Assim como a meia entrada deveria ser pensada, o acesso também. O desfile costuma ter um volume muito grande de pessoas. O idoso tem o direito de assistir com conforto e pagando a meia entrada - entende Maria Luiza.
Direito desrespeitado
Idoso não tem meia entrada nem acesso exclusivo à arquibancada do corso da Festa da Uva, em Caxias
Os benefícios são garantidos pelo Estatuto do Idoso
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: