Começa nesta sexta-feira (8) o Campeonato Brasileiro de Basquete Master em Caxias do Sul em sua 39ª edição. Momento para as pessoas que continuam jogando basquete após os 30 anos voltarem a atuar nas quadras, com categorias de cinco em cinco anos. As equipes são formadas por atletas masculinos, femininos ou times mistos.
O primeiro dia da competição será reservado para o congresso técnico. Os jogos iniciam no sábado (9) e as finais serão no dia 16. A cidade voltará a ser palco de uma edição do torneio depois de 17 anos.
— Em 2007 o evento era menor, com menos times, menos pessoas. Ele foi crescendo ao longo dos anos e pra cidade e pra região é muito importante, porque são pessoas que praticam o esporte por prazer, que tem isso como no seu calendário anual, porque o evento acontece todos os anos nessa mesma data — destacou o presidente do Recreio da Juventude, Diego Biglia.
Serão 1,5 mil atletas, 150 equipes de 20 estados na disputa. As quadras escolhidas para a realização dos jogos terão as seguintes sedes: Arena Recreio, Recreio da Juventude — Sede Campestre, Clube Juvenil, Sesi, Ginásio do Vascão, Fundação Marcopolo, UCS Campus — Sede Poliesportiva e Sociedade Recreativa Amigos de Galópolis.
— Há equipes de 30 anos até 35, de 35 a 40 e assim por diante. E nessa edição vai ser a primeira vez que nós teremos equipes no masculino, quatro já confirmadas, de 85 anos mais — revelou Biglia.
E dentre participantes do Campeonato Brasileiro haverá nomes que fizeram parte da Seleção Brasileira.
— Por exemplo, o Israel, que foi campeão pan-americano de 1987, deve estar. O Ratto, outros mais antigos, a Alessandra, provavelmente, atleta feminina que jogou em alto nível, em seleção e fora do país. Vamos ter os atletas que jogaram aqui em Caxias no Recreio da Juventude, lá nos anos 1990. A gente pode citar o Alex, o Piá, que jogaram no adulto, o Fernandão que é daqui, que já jogou alguns mundiais pelo Brasil; a Pink também, que vai jogar no feminino. São pessoas que amam efetivamente o basquete e que têm essa data reservada na sua agenda todos os anos — completou Biglia.
A entrada para os jogos é gratuita e as disputas ocorrem das 9h às 20h.
— A gente vai conseguir botar transmissões também nos nossos jogos. Então, o pessoal que também está em casa, está em outros estados, os familiares, também vão poder estar acompanhando os jogos que vão ser transmitidos pelo YouTube e Instagram — lembrou Márcio Dias Velasquez, presidente da Associação dos Veteranos do Basquete do Rio Grande do Sul.