O Caxias do Sul Basquete esteve à frente do placar nos três primeiros quatros, mas na hora decisiva o Brasília foi melhor, na noite desta quinta-feira (14), no Ginásio do Sesi. Em jogo muito equilibrado, o time do Distrito Federal alcançou sua sétima vitória seguida ao fazer 76 a 71.
Betinho, com 21 pontos, foi o cestinha da partida. Do lado do Brasília, Von Haydin marcou 17 e foi decisivo com 12 acertos em 12 tentativas.
Com o resultado, a equipe de Rodrigo Barbosa acumula três vitórias e cinco derrotas em oito partidas. O próximo compromisso do time caxiense será diante do Minas, sábado (16), às 17h, novamente no Ginásio do Sesi.
O começo de jogo foi de um Caxias Basquete intenso na defesa e eficiente no ataque. Com Betinho e Shamell chamando a responsabilidade, a equipe da casa começou abrindo 10 pontos de vantagem: 16 a 6. Mesmo com as mudanças de lado a lado, a equipe do Distrito Federal seguiu com dificuldades de superar a boa marcação caxiense. No final do período, 21 a 15 pro time de Rodrigo Barbosa.
Atrás do placar, o técnico do Brasília Dedé Barbosa reorganizou a sua defesa e buscou reagir com um time mais leve. A vantagem chegou a baixar para quatro pontos, mas o Caxias logo reagiu. Em um duelo equilibrado e sem que nenhuma das duas equipes abrisse uma diferença maior, o Gambas continuou na liderança. Com empate em 21 a 21 no período, 42 a 36 para os caxienses no intervalo.
A retomada da partida teve um confronto extremamente igual. Ninguém conseguia abrir larga vantagem e as duas defesas prevaleciam, com uma pontuação mais baixa. O Caxias chegou a abrir nove pontos, mas o Brasília reagiu parcialmente. Ainda na liderança, os donos da casa fecharam o terceiro quarto vencendo por 55 a 48.
A expectativa de um duelo equilibrado até o último período se confirmou. O time caxiense se manteve na frente do placar nos primeiros cinco minutos. Mas, em uma sequência de pontos de Lucas Lacerca e Cook, o Brasília ficou pela primeira vez na frente do placar na partida, fazendo 65 a 61.
Na reta final, Betinho e Shamell chamaram a responsabilidade na tentativa de reação. O maior cestinha do NBB marcou de três pontos e diminuiu a diferença para dois, quando restava menos de um minuto: 68 a 66.
Do lado visitante, Von Haydin converteu quatro lances livres seguidos. Do outro, Larry Taylor fez de três e manteve o Caxias no jogo. Quando restavam 14 segundos, Vini Chagas levou a falta quando tentava o chute de três pontos. Porém, só converteu dois dos lances livres.
Do outro lado, Von Haydin foi preciso e, com 17 pontos, garantiu a sétima virada seguida do Brasília na competição, por 76 a 71.