O segundo semestre tem sido de muitos jogos para a categoria sub-20 do Juventude. Além do Estadual e da Copa Zagallo, o time já jogou a Copa do Brasil e está na disputa do Brasileirão de Aspirantes. Um dos destaques da equipe é o meia Guilherme Teixeira, 19 anos, autor de um dos gols da primeira vitória nos Aspirantes.
De virada, o Juventude bateu o Goiás, por 3 a 1, nesta quarta-feira (9), no estádio Homero Soldatelli. Guilherme Teixeira marcou um belo gol. Um domínio de qualidade e uma finalização precisa para virar o duelo que estava empatado.
— A gente precisava vencer. Semana passada tivemos uma eliminação na Copa do Brasil e um empate fora de casa contra o Mirassol. E essa vitória hoje ressalta a força do nosso grupo. A gente tem tudo para brigar por todas as competições que sobraram, o Brasileirão de Aspirantes, o Gauchão Sub-20 e a Copa Zagallo — comentou o jogador, que completou sobre o gol:
— O Miguel e eu, tínhamos ensaiado essa jogada contra o Coritiba. Tinha saído um gol assim também, só que um passe meu para ele. E hoje foi ao contrário, um passe dele para mim. A gente é entrosado. Graças a Deus pude dominar e fazer o gol.
Se para a categoria sub-20 tem sido um desafio tantos jogos e competições, para Guilherme Teixeira é uma oportunidade de retomada. O jogador estava emprestado, desde o ano passado, para o Flamengo. Uma lesão muscular impediu uma sequência maior e o clube carioca não exerceu a opção de compra estabelecida no acordo inicial.
Guilherme Teixeira retornou ao Juventude e foi integrado ao grupo sub-20. Ele é uma referência técnica do time.
— Foi uma experiência para mim. Poder estar no mais alto nível, treinar com o profissional, com grandes jogadores, poder ver eles no dia a dia. Experiência muito boa, evoluí muito, aprendi muito. E é voltar agora com a cabeça boa, cabeça tranquila, poder jogar e entregar o meu máximo, o meu melhor para poder ajudar meus companheiros. Quero entregar o melhor para ajudar o Juventude — avaliou o jogador.
Sonho do profissional
O meia é natural de Cuiabá e está desde os 13 anos no Juventude. Guilherme passou pelas categorias sub-15, sub-17 e disputou a Copa São Paulo pelo Verdão, no ano passado. Depois foi para o Flamengo.
— A gente vem dando o nosso máximo aqui no Aspirantes, no Gauchão. Vamos buscar títulos para a gente poder ser visto. Acredito que a comissão de cima está vendo. Então, é continuar evoluindo a cada dia para, se Deus quiser, quando tiver oportunidade lá em cima (profissional), estar preparado — contou o jogador.
Guilherme Teixeira tem contrato com o Juventude até 30 de janeiro de 2026. O técnico Filipe Dias, atual treinador da categoria sub-20, trabalhou com o meia nas outras categorias e conhece bem o jogador.
— Eu conheço o Guilherme há muito tempo. Ele sabe como eu penso o jogo, como eu gosto da minha equipe. É uma peça muito importante pra nós. Após a passagem pelo Flamengo, acho que ele evoluiu a questão física. Ele voltou mais forte nesse sentido e uma questão também de maturidade. É normal que o jovem, muitas vezes, faça acontecer sem pensar o jogo. E o Guilherme, na função que ele joga, ele também tem que pensar muito jogo. Sem perder a característica dele que é ser agressivo, de ser um cara de domínio né, que muda ritmo do jogo, que joga pra frente. Então, acho que ele tá mais maduro e com mais força física, que é natural da evolução da idade — disse Filipe Dias, que completou sobre o gol de Guilherme contra o Goiás:
— Eu brinquei com ele na hora do almoço, falei pra ele que estava me devendo um gol e ele foi coroado. Inclusive na comemoração ele veio falar. É um jogador que eu desafio muito com metas e ele cumpre. É fantástico ver essa evolução nele.