Uma hora antes do jogo contra o Palmeiras, o Juventude divulgou a escalação para o jogo com uma surpresa. O meia Nenê foi ausência do time e do banco de reservas, por conta do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). No entanto, sem maiores esclarecimentos da entidade.
O Juventude e todos os clubes do Brasileirão devem divulgar os nomes da escalação dos atletas e comissão técnica em um sistema online da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O sistema é aberto 24 horas antes de cada partida. O Juventude fez o lançamento dos profissionais que participariam do jogo e o nome de Nenê apareceu com o termo “pendência STJD”, sem mais informações adicionais.
O Juventude, então, entrou em contato com o STJD e com a CBF. No então, não obteve resposta e o clube retirou Nenê da relação da partida por precaução e evitou uma possível futura punição até mesmo com perda de pontos.
— Nosso departamento jurídico entrou em contato com a CBF, entrou em contato com a STJD, a secretária atendeu, um dos auditores atendeu e disse que só poderia confirmar se existe ou não essa pendência, se há um problema de sistema, na segunda-feira. Nós sabemos que não há pendência, não há. Ele não foi expulso esse ano, ele não está suspenso por amarelo e a responsabilidade seria totalmente do clube, se a gente colocasse ele para jogar. Mas estava constando no sistema e vai estar na súmula que ele estava impedido de jogar — comentou Júlio Rondinelli, que completou:
— Então, por segurança, por precaução, para o atleta não sofrer uma punição, para o clube não sofrer uma punição, foi uma decisão da direção do clube de excluí-lo da partida por conta do que está no sistema. De repente, podemos estar sendo prejudicados porque é um atleta relevante, de grande valia, de grande importância, mas a gente não pode correr o risco de ser punido amanhã ou depois por um erro de sistema.
O Juventude garante que não há nenhuma pendência de Nenê.
— Nós fazemos um controle minucioso de cartão, de suspensão, de julgamento, de tudo. Não há nada. Só poderíamos colocar esse atleta para jogar sob responsabilidade do clube. E amanhã ou depois, pinta e aparece algum outro problema, o clube pode ser penalizado. Então, esse foi o motivo pelo qual o neném não está relacionado para o jogo de hoje (domingo) — finalizou Júlio Rondinelli.
Até o início da tarde desta segunda-feira, o Juventude ainda não tinha um parecer do STJD e da CBF sobre o caso. O Verdão volta a campo no sábado (26), às 16h30min, diante do Flamengo no Brasileirão.