Foi um jogaço. Em uma noite de sete gols no Alfredo Jaconi, o Juventude lutou até o final, ficou perto do empate, mas acabou derrotado pelo Palmeiras por 5 a 3. O duelo deste domingo (20) foi válido pela 30ª rodada do Brasileirão.
Raphael Veiga, com três gols, foi o principal destaque da partida. Estêvão e Richard Ríos fizeram os outros gols do Palmeiras. Danilo Boza, Ronaldo e Edson Carioca marcaram para o Juventude.
Com o resultado, o Ju segue na 14ª colocação com 34 pontos, só dois à frente do Corinthians, primeiro time dentro do Z-4. O próximo compromisso do Verdão será contra o Flamengo, sábado, às 19h, no Rio de Janeiro.
Sem Gabriel Vasconcelos, liberado para acompanhar o nascimento do filho, Nenê, por uma dúvida jurídica junto ao STJD, e Gilberto, suspenso, o técnico Jair Ventura colocou em campo o time com Matheus Claus, Mandaca e Ronie Carrillo.
E o início de jogo foi movimentado, mas sem grandes oportunidades para os dois times. O Palmeiras apostava na velocidade e qualidade de Estêvão, enquanto o Ju tentava explorar os contra-ataques com Lucas Barbosa e Edson Carioca.
A primeira finalização só foi sair aos 14 minutos. Mandaca recebeu na meia esquerda e tentou finalizar de longe, sem direção. Na primeira chegada do Palmeiras, o gol dos visitantes. Felipe Anderson driblou a marcação e encontrou um passe preciso para Estêvão, que corria por trás da defesa. O jovem craque tirou o goleiro Matheus Claus com um toque e mandou para as redes com o pé esquerdo: 1 a 0.
Aos 24, a resposta jaconera parou na trave. Em jogada iniciada pela esquerda, Jadson arriscou de fora da área e acertou o travessão da meta de Weverton. No contra-ataque, Estêvão ficou mano a mano com a defesa do Ju e finalizou para a defesa de Claus.
Encontrando as dificuldades naturais de um enfrentamento com o Palmeiras, o Ju ainda não havia aproveitado suas chances na bola parada. Aos 34, foi eficiente e o gol saiu. Em cobrança de escanteio de Alan Ruschel, Lucas Barbosa desviou na primeira trave e Danilo Boza, que encostado na trave, desviou de coxa para a rede: 1 a 1.
Aos 38, em outra jogadaça coletiva, o Palmeiras quase fez o segundo. Raphael Veiga, sem tocar na bola, tirou a marcação alviverde e Caio Paulista serviu Felipe Anderson, que saiu cara a cara com Matheus Claus. O meia finalizou para fora.
Só que um time como o Palmeiras não pode ter tantas chances. Aos 43, após roubada na intermediária defensiva, o time paulista saiu em velocidade e Estêvão foi lançado nas costas da defesa alviverde. O atacante rolou para Raphael Veiga, sem marcação, bater firme, no canto: 2 a 1 Palmeiras.
Já nos acréscimos, em outra cobrança de falta para o Ju, Ronie Carrillo perdeu a chance do empate, depois de cabecear rente à trave.
GOLS CEDO
Com Taliari e Ewerthon nas vagas de Carrillo e Lucas Barbosa, o Juventude voltou em ritmo acelerado. E empatou aos três minutos. Após escanteio cobrado por Alan Ruschel, a bola ficou pipocando na área e João Lucas rolou para Ronaldo chutar para o gol: 2 a 2.
Só que a festa do torcedor durou pouco. No minuto seguinte, em bola lançada na área, Richard Rios ganhou na disputa com a marcação e rolou para Raphael Veiga concluir para as redes. A defesa do Ju pediu falta no lance.
Em um segundo tempo em ritmo alucinante, o Ju quase empatou com Ewerthon, aos nove. A pressão era dos donos da casa, mas quem marcou foi o Palmeiras, de novo. Aos 18, em cobrança de falta, Richard Ríos bateu forte e a bola desviou na barreira e enganou Matheus Claus: 4 a 2 Palmeiras.
Só que o Ju não desistiu. Aos 21, Edson Carioca recebeu de Ronaldo, deu uma linda finta na marcação e soltou uma bomba, no ângulo de Weverton, descontando de novo: 4 a 3.
A partir daí, o jogo ficou dramático. O Ju lutou, pressionou, mas não conseguiu o empate. Na melhor oportunidade, Erick Farias cabeceou e Weverton defendeu quase em cima da linha.
Para piorar, aos 44, em contra-ataque, Raphael Veiga aproveitou-se de um escorregão de Zé Marcos, fez o quinto e fechou a vitória palmeirense.
FICHA TÉCNICA
Juventude 3x5 Palmeiras
30ª rodada do Brasileirão
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
Matheus Claus; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Ronaldo, Jadson (Marcelinho, 36/2º) e Mandaca (Jean Carlos, 29/2º); Lucas Barbosa (Ewerthon, int.), Ronie Carrillo (Taliari, int.) e Edson Carioca (Erick Farias, 36/2º) . Técnico: Jair Ventura
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha (Mayke, 19/2º), Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista (Naves, 41/2º); Aníbal Moreno (Zé Rafael, 19/2º), Richard Ríos (Fabinho, 27/2º) e Raphael Veiga; Estêvão (Vanderlan, 41/2º), Felipe Anderson e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Gols: Estêvão (P), aos 21min, Danilo Boza (J), aos 34min, Raphael Veiga (P), aos 43min, no primeiro tempo. Ronaldo (J), aos 3min, Raphael Veiga (P), aos 4min e aos 44min, Richard Ríos (P), aos 18min e Edson Carioca (J), aos 21min, no segundo.
Amarelos: Jadson, Jean Carlos (J); Marcos Rocha, Anibal Moreno, Gustavo Gómez, Richard Ríos (P);
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ) auxiliado por Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ). No VAR, Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).