Além de buscar os resultados, o novo técnico do Juventude terá pouco tempo para implementar as suas ideias. Fábio Matias pretende dar prosseguimento às boas ideias dos trabalhos anteriores e também praticar seu pensamento e suas características no time alviverde.
— Tem coisas que a equipe já tem. Quando você tem uma situação que nem essa, colocar só a tua ideia não basta, você tem que entender a característica e o momento dos jogadores. A busca é por você entender a característica e interpretar o modelo. Eu gosto de um time que pressione. É óbvio que eu gosto, mas o principal é uma equipe bem organizada em todas as fases e momentos do jogo, tanto para atacar, quanto para defender, quanto para transitar, além das bolas paradas. Acho que esse princípio de organização e de espaço, de redução de espaço, de ter uma equipe mais compacta, faz com que a equipe consiga evoluir em curto prazo — afirmou Fábio Matias, que completou:
— Então esse é o foco. Não dá para só ser a ideia do treinador, porque teve trabalho anterior e os trabalhos são de pessoas e treinadores bons. É aproveitar isso. Eu acho que colocar minha ideia à frente de tudo é um grande erro, e não é o que a gente veio fazer aqui. Viemos equilibrar as coisas para buscar resultados positivos o mais breve possível.
Fábio Matias revelou como pretende implementar suas ideias para o Juventude voltar a vencer no Campeonato Brasileiro:
— Ser direto, claro, ser bem objetivo. Ter isso é uma necessidade, e quando a gente vem para cá tira informação e temos um staff técnico muito bom. Então, nós temos profissionais de análise, da parte de campo que são muito bons. Quanto mais adiantar o processo, melhor. Então, essa rapidez também de estar aqui faz com que a gente ganhe tempo. Tenho que passar as ideias o mais breve possível de uma forma clara para os jogadores, do que se quer e do que se pode melhorar — comentou o treinador, que finalizou:
— Agora tem que colocar isso em prática, de uma forma organizada, através de ideias claras, para os jogadores. Acho que isso é o ponto principal para conseguir resultado de forma rápida. E competir, competir, competir. É ganhar os duelos, essas características têm que ter. Jogadores que conseguem ter isso, levam vantagens dentro do jogo. E a equipe também, né? A gente fala de energia. A gente sobe a energia também dos atletas dentro do jogo.