A paratleta de taekwondo caxiense Maria Eduarda Stumpf terá o apoio e torcida de pessoas muito especiais nas Paralimpíadas de Paris, que iniciam na próxima quarta-feira (28). A mãe Elizangela, o pai Ronaldo, a irmã Isabella e a prima Kamilla chegaram em Paris, onde vão acompanhar a competição.
— O coração está a mil e as expectativas para a competição são as melhores. A gente já está chorando por antecedência, o sentimento vem à tona, está bem aflorado. Às vezes, choramos todos juntos. A Maria fica com saudade de casa, fica pensando o que vai acontecer, como é que vai ser. A gente sofre, não de tristeza, mas de alegria na verdade — disse Elizangela, mãe de Maria Eduarda, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
A família da atleta, que também faz parte da Associação Caxiense de Taekwondo (ACTKD), se preparava há algum tempo para a viagem.
— Vai ser muito importante a nossa presença pra ela. A Maria sempre quis que a gente estivesse presente no campeonato. Nós nunca conseguimos estar presentes, então já estávamos nos preparando há algum tempo. Ela disse que vai ser um suporte, uma segurança de nós estarmos lá para dar apoio — afirmou Elizangela.
As Paralimpíadas de Paris têm sua cerimônia de abertura marcada para 28 de agosto e o encerramento acontece no dia 8 de setembro. Serão 279 atletas brasileiros nesta edição. Maria competirá no dia 29.
— A emoção está a flor da pele. Já evoluí de lenço para toalha, eu sou bem chorão. E sempre quando a gente vê a Maria em campeonatos, a adrenalina vai lá em cima. Não tem como segurar as lágrimas — disse Ronaldo, pai de Maria, no Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.