Com a vitória sobre o Confiança no meio de semana, o Caxias respirou mais aliviado e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série C. A equipe de Thiago Gomes pulou da vice-lanterna ao 15º lugar, com 15 pontos.
Restam cinco jogos para o término da primeira fase e, se manter seu aproveitamento de 60% no comando da equipe, o treinador livrará o clube do Z-4 com sobras.
Nos cinco primeiros jogos no comando do Grená, Thiago Gomes venceu três e perdeu dois, somando nove pontos. Se repetir a dose nas cinco partidas que restam, o Caxias atingirá 24 pontos.
O cálculo para escapar do rebaixamento é de 20 a 22 pontos. Vencendo duas partidas, o Grená chegaria aos 21 e estaria próximo da permanência na competição em 2025. Segundo o site Chance de Gol, o Caxias tem 21% de chances de cair.
Mas se ainda sonha com a classificação, o time teria que ter um aproveitamento de praticamente 100% nos próximos cinco jogos, para chegar aos 30 pontos e se garantir entre os oito melhores da primeira fase. Atualmente, conforme o site de matemática, as chances do Caxias se classificar são de apenas 1,7%. E para isso, além da campanha diante da torcida, o Grená terá que fazer algo que ainda não conseguiu nesta edição da competição: vencer fora de casa.
— Estamos fazendo o dever de casa nessa competição. Trabalhei com o Paulo Paixão, ele sempre falava: "Thiagão, é 3-1, 3-1, tem que tentar fazer três pontos em casa e buscar um fora". Agora o nosso trabalho é começar a buscar um, buscar outro no seguinte e daqui a pouco tu belisca uma vitória fora de casa — revelou o treinador grená.
Situação do Caxias
:: Grená tem 15 pontos e precisaria de pelo menos mais seis nos 15 em disputa:
:: Os jogos que restam são contra São Bernardo, Ypiranga e CSA (fora de casa) e contra Ferroviário e ABC (no Estádio Centenário);
:: Aproveitamento de Thiago Gomes é de 60%: nove pontos, com três vitórias e duas derrotas;
:: Sob o comando do treinador, o Caxias perdeu para o Londrina por 2 a 0 (fora de casa) e, dentro do Centenário, venceu Aparecidense ( 3 a 0), São José e Confiança (ambos por 1 a 0) e perdeu para o Remo na estreia (por 4 a 2).
Chances de rebaixamento
10º Remo, 0,6%
11º Náutico, 3,2%
12º Floresta, 24%
13º ABC, 7,6%
14º Confiança, 26%
15ºCaxias, 21%
16º Aparecidense, 45,5%
17º CSA, 46,8%
18º Sampaio Corrêa, 48%
19º Ferroviário, 77,2%
20º São José, quase 100%
*Estatísticas do site Chance de Gol