Os primeiros atletas brasileiros chegaram à Vila Paralímpica, em Paris, na última semana para o início dos Jogos Paralímpicos, que acontecerão na capital francesa. A abertura oficial será nesta quarta (28), a partir das 15h. O encerramento será no dia 8 de setembro.
A cerimônia de abertura está marcada para ser na Champs-Élysées e fora de um estádio pela primeira vez na história, assim como ocorreu nas Olimpíadas.
Os primeiros esportistas que entraram no local foram das modalidades remo, tênis de mesa, vôlei sentado, tiro com arco, halterofilismo e bocha, totalizando 75 atletas. A entrada da delegação brasileira na Vila será feita de forma escalonada até o dia 30 de agosto.
Dois representantes de Caxias do Sul estarão disputando os Jogos de Paris. Maria Eduarda Stumpf da ACTKD/UCS, do taekwondo, vai brigar por medalha no dia 29 de agosto. Já o judoca Marcelo Casanova, do Recreio da Juventude, entra no tatame no dia 7 de setembro. Ambos já estão na França.
ESPAÇO ADAPTADO
Desde o término dos Jogos Olímpicos, a Vila passou por uma transformação para receber os atletas com deficiência. Além da troca da identidade visual, na qual os aros olímpicos deram lugares aos agitos paralímpicos, rampas foram construídas nas áreas externas para a melhor locomoção dos cadeirantes. Os apartamentos que serão utilizados durante a competição possuem pelo menos um banheiro adaptado.
O Brasil tem dois prédios. O principal, D10, tem 64 apartamentos e vai hospedar 226 atletas. O segundo prédio, D11, é dividido com Portugal e Irlanda, tem 44 apartamentos brasileiros) e hospedará 28 atletas do país.
Diretor de Esportes de Alto Rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Jonas Freire elogiou a estrutura preparada para os atletas paralímpicos às margens do rio Sena, entre Saint-Denis, Saint Ouen e L’Île-Saint-Denis, no norte da capital francesa.
— O Comitê Organizador Local (LOC, na sigla inglês) e Comitê Paralímpico Internacional (IPC) mostraram uma atenção especial à questão da acessibilidade desde o começo da estruturação do espaço. A Vila Paralímpica é totalmente acessível e dá total autonomia para as pessoas com deficiência — avaliou o dirigente.
TIME BRASIL
O Brasil será representado por 280 atletas, sendo 255 com deficiência, de 20 modalidades nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. É a maior delegação brasileira já anunciada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. Antes, a maior equipe nacional era de 259 convocados ao todo em Tóquio 2020. Já o recorde de participantes do país foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas com deficiência em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente.
Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), ou seja, está a 27 do seu 400º pódio no evento. Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida nos Jogos do Rio 2016. Destas, 22 foram de ouro, superando as 21 de Londres 2012. Ainda foram mais 20 pratas e 30 bronzes no Japão.
VÍDEO DOS PRIMEIROS ATLETAS NA VILA