Em um duelo cheio de alternativas e com três expulsões para o lado alviverde, o Juventude lutou até o final e segurou o empate em 1 a 1 com o Corinthians, neste domingo (4), na Neo Química Arena, em São Paulo. Alan Ruschel fez o gol da equipe gaúcha e Pedro Henrique empatou.
O Verdão teve o goleiro Gabriel Vasconcelos expulso no fim do primeiro tempo e Alan Ruschel aos 11 do segundo. No banco, Lucas Barbosa também recebeu o cartão vermelho por reclamação. Com o resultado, a equipe de Jair Ventura chega aos 22 pontos, momentaneamente na 14ª colocação.
O próximo desafio do Ju pela Série A será no domingo (11), às 11h, contra o Botafogo, no Alfredo Jaconi. Antes, a equipe decide a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil contra o Fluminense, quarta-feira (7), às 21h30min, no Maracanã. No jogo de ida, o Verdão venceu por 3 a 2.
Em Itaquera, o Ju teve três novidades na escalação, com os retornos de Danilo Boza e Alan Ruschel e a entrada de Thiaguinho no meio-campo, na vaga do lesionado Caíque. E, logo aos três minutos, em grande jogada coletiva, Jean Carlos tabelou com Jadson e lançou o volante nas costas da defesa. O cruzamento rasteiro passou por Carrillo, mas encontrou Alan Ruschel na segunda trave e o lateral empurrou para as redes. Após uma longa demora para a análise de um possível impedimento, o gol foi confirmado.
Em desvantagem no placar, o Corinthians assustou aos 13 minutos. Giovane arriscou de fora da área e acertou a trave. Na sequência, Garro tentou de pé esquerdo e Gabriel fez a defesa no chute rasteiro.
Na resposta, aos 15, novamente o Ju encontrou espaços na defesa paulista. Lucas Barbosa lançou Erick Farias nas costas de André Ramalho. O atacante saiu cara a cara com Hugo Souza e finalizou cruzado. O goleiro salvou o Timão. Em um jogo franco, Coronado finalizou pelo lado direito da área e Gabriel espalmou para o lado.
Aos 21, após acusar dores no tornozelo esquerdo, por conta de um choque na intermediária, Jean Carlos precisou ser substituído por Mandaca. Logo depois, duas chances claras para o Corinthians, em finalizações de Coronado e Wesley, que acertou a trave em chute desviado por Zé Marcos.
Aos 25, Mandaca desviou na bola e ela ficou limpa para Erick Farias cruzar rasteiro. Carrillo chegou, de novo, atrasado e a zaga afastou para escanteio. Dez minutos depois, em outra chegada perigosa do Timão, Coronado cruzou com perfeição e Giovane cabeceou sobre o gol. No lance seguinte, Giovane tentou cruzar para a área e quase surpreendeu Gabriel, que fez grande defesa.
Nos acréscimos, uma bobagem individual atrapalhou os planos do Juventude. Gabriel Vasconcelos, fora da área, errou o passe para Zé Marcos e acabou fazendo a falta em Giovane na sequência. Mesmo com a reclamação alviverde, o árbitro Lucas Torezin expulsou o goleiro alviverde.
Mesmo com um a menos, o Ju conseguiu segurar o empate na primeira etapa.
EMPATE LOGO CEDO
Depois do intervalo, Jair Ventura deixou claro que a estratégia era de primeiro se defender. Colocou Rodrigo Sam na vaga de Lucas Barbosa. Só que, logo aos três minutos, Fagner cruzou da esquerda, a zaga só olhou e Pedro Henrique cabeceou no canto de Mateus Claus: 1 a 1.
Aos sete minutos, em mais um cruzamento para a área, Alex Santana finalizou com liberdade, mas errou a meta. Aos 11, a situação do Ju piorou ainda mais. A equipe alviverde desperdiçou uma bola na área do Corinthians, que acabou saindo em contra-ataque. Alan Ruschel teve que cometer a falta e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o time com nove em campo.
A partir daí, virou ataque contra defesa. E, em um primeiro momento, o Ju suportou bem. Aos 25, Wesley ganhou em jogada individual pela esquerda, mas parou em Claus. Logo depois, Pedro Henrique aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou nas mãos do goleiro alviverde.
Nas últimas trocas, Jair Ventura colocou dois atacantes: Edson Carioca e Diego Gonçalves nas vagas de Thiaguinho e Erick Farias. O prejuízo tornou-se ainda maior com a expulsão de Lucas Barbosa, no banco de reservas.
Sofrendo até o fim e segurando o resultado, o Ju viu Pedro Raul cabecear nas mãos de Claus, Pedro Henrique finalizar de dentro da área para fora e Coronado acertar a trave, já aos 47 minutos. Na última chance, Pedro Henrique errou de cabeça, quase na linha da pequena área.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 21ª rodada
Neo Química Arena, em São Paulo
Corinthians x Juventude
CORINTHIANS
Hugo Souza; Fagner, Félix Torres, André Ramalho e Hugo (Pedro Raul, 24/2º); Raniele (Pedro Henrique, int.), Alex Santana (Breno Bidon, 32/2º), Igor Coronado e Rodrigo Garro; Wesley e Giovane (Biro, 39/2º). Técnico: Ramón Díaz
JUVENTUDE
Gabriel; Ewerthon, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Thiaguinho (Diego Gonçalves, 33/2º), Jadson e Jean Carlos (Mandaca, 21/1º); Erick Farias (Edson Carioca, 33/2º) , Lucas Barbosa (Rodrigo Sam, int.) e Ronie Carrillo (Mateus Claus, 50/2º). Técnico: Jair Ventura
Gols: Alan Ruschel (J), aos 3min, no primeiro tempo. Pedro Henrique (C), aos 3min
Expulsão: Gabriel Vasconcelos, Alan Ruschel, Lucas Barbosa (J).
Amarelos: Thiaguinho, Jadson, Jair Ventura, Rodrigo Sam, Gilberto, Mandaca,
Mateus Claus (J); Coronado, Garro (C)
Árbitro: Lucas Torezin (PR), auxiliado por Victor Imazu (PR) e Gisele Casaril (SC). VAR: Rodrigo Sá (RJ),