O Caxias enfrenta o São José no domingo (28), no Estádio Centenário, em duelo decisivo para a permanência de ambos na Série C do Brasileiro. Enquanto o Grená é vice-lanterna da competição, com nove pontos, o Zeca é o último colocado na tabela, com cinco.
Será o terceiro duelo entre os clubes na atual temporada. Eles já se enfrentaram duas vezes no Gauchão 2024, com uma vitória pra cada lado e polêmicas fora das quatro linhas.
No dia 15 de fevereiro, em mais uma noite frustrante e de pouco futebol na casa grená, o time de Gerson Gusmão perdeu para o Zeca por 2 a 1. Os gols dos visitantes foram marcados por Dudu Mandai, contra, e Kayan. Gabriel Silva fez o do time grená. Com o resultado, o Caxias ficou na sétima colocação e ameaçado de perder uma das oito vagas à segunda fase da competição.
Ficha técnica de Caxias 1x2 São José, 8ª rodada do Gauchão 2024
Caxias
Fabian Volpi; Matheus Rocha, Alisson, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Elyeser (Geilson, 33/2º), Emerson Martins (Barba, 28/1º) e Peninha (Tomas Bastos, int.); Zé Andrade (Vitor Feijão, int.), Gabriel Silva e Joel Pantera. Técnico: Gerson Gusmão
São José
Fabio; Fredson, Jadson e Carlos Itambé (Tales, 26/2º); Neko, Rafael Carrilho, Nonato, Marcos Calazans (Marcílio, 46/2º) e Alessandro Vinícius (Kayan, 26/2º); Matheuzinho e Renê. Técnico: Rafael Porto (auxiliar)
Gols: Dudu Mandai (S, contra), aos 25min, no primeiro tempo. Gabriel Silva (C), aos 22min, Kayan (S), aos 33min, no segundo.
Amarelos: Joel, Barba, Cézar Henrique (C); Matheuzinho, Jadson, Rafael Carrilho (S);
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Fabricio Lima Baseggio e Leirson Peng Martins. Quarto árbitro Marcello Ignacio Domingues Neto.
Queda
Naquela mesma noite, após protestos de torcedores no portão de entrada do Centenário, a direção do clube agiu e optou pela saída do técnico Gerson Gusmão, o comandante do acesso à Série C em 2023. Uma hora depois, o Caxias anunciava o acerto com o técnico Argel Fuchs.
Vitória e classificação
No dia 8 de março, as duas equipes voltaram a se enfrentar no Estádio Centenário pelas quartas de final do Estadual. Já sob o comando de Argel Fuchs, o Caxias precisava de uma vitória simples para avançar às semifinais. E foi o que aconteceu. Com gol de Vitor Feijão, após revisão do VAR, o Grená conquistou a vaga com o placar de 1 a 0.
Ficha técnica de Caxias 1x0 São José, quartas de final do Gauchão 2024
Caxias
Fabian Volpi; Marcelo, Denílson, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba (Geilson, 40/2º), Elyeser (Pedro Cuiabá, 40/2º), Emerson Martins (Matheus Rocha, 40/2º) e Peninha (Álvaro, 17/2º); Gabriel Silva e Vitor Feijão (Robinho, 23/2º). Técnico: Argel Fuchs
São José
Fabio, Fredson, Itambé (Ariel, int.) e Jadson (Roberson, 35/2º); Matheuzinho, Samuel (Marquinhos, 23/2º), Carrilho, Nonato (Augusto, 40/2º), Calazans e Marcílio; Renê. Técnico: China Balbino.
Gols: Vitor Feijão (C), aos 5min, no primeiro tempo.
Expulsão: Gabriel Silva (C).
Amarelos: Marcelo, Pedro Cuiabá (C); Calazans, Itambé, Matheuzinho, Ariel, Renê (S).
Árbitro: Douglas da Silva, auxiliado por Maira Moreira e Fagner Cortes. No VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima.
Caso de racismo
O confronto também ficou marcado por um caso de racismo nas arquibancadas. Um torcedor do Caxias fez gestos racistas em direção ao zagueiro Tiago Pedra, que estava no banco de reservas do time da Capital. A Brigada Militar fez a detenção do torcedor em flagrante, com o auxílio de outros torcedores grenás na identificação.
A partida ainda parou por cerca de 13 minutos porque integrantes da BM queriam levar alguns jogadores do São José para prestarem depoimento na delegacia, antes do fim da partida.
E o terceiro capítulo do confronto entre Caxias e São José em 2024 está marcado para domingo, às 16h30min, na casa grená, pela 15ª rodada da Série C.