O Juventude enfrenta o Cruzeiro, nesta quarta-feira (24), às 19h, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. O jogo é válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o Verdão tem um retrospecto positivo diante dos mineiros nos últimos cinco confrontos. Foram quatro vitórias e um empate.
A última derrota alviverde para o Cruzeiro aconteceu em 2006 na quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Depois disso, naquele mesmo ano, o Verdão venceu o duelo pela 23ª rodada por 2 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi. Em 2007, duas vitórias pela Série A. 3 a 2 em Minas Gerais e 1 a 0 em Caxias do Sul.
Em 2007, no 3 a 2 no Mineirão, o Ju alcançava sua primeira vitória fora de casa no Brasileirão. O Alviverde venceu de virada, após Roni abrir o placar. Beto, Marcão e Éber foram os autores dos gols do Ju. Roni descontou no fim, sem tempo para a reação mineira.
O Verdão era treinado por Flávio Campos: Michel Alves; Barão, Leonardo Silva, Cedrola e Márcio Azevedo (Ricardo); Marcão, Lauro, Beto e Bruno (Ivo); Michel e Da Silva (Éber).
Em 2020/2021, os times voltaram a se reencontrar em campeonatos nacionais. Dessa vez, pela Série B, em Belo Horizonte empate em 0 a 0. No Alfredo Jaconi, vitória alviverde por 1 a 0, gol de Rafael Grampola.
Aquele resultado positivo foi restando três rodadas para o final da competição. Os três pontos em casa fizeram com que o Ju voltasse a depender apenas de si para garantir o tão sonhado lugar na Série A em 2021.
No recorte dos últimos 10 jogos entre Juventude e Cruzeiro, o Verdão venceu cinco, empatou três e perdeu somente dois.