Balançar as redes não é um problema para o time do técnico Roger Machado. O Juventude marcou gol em todos os 12 jogos realizados até o momento no Campeonato Brasileiro. A equipe tem 15 gols assinalados na Série A. Porém, a equipe precisa ajustar a defesa. O sistema defensivo foi vazado em 17 oportunidades.
Os melhores números são no Estádio Alfredo Jaconi. O elenco já marcou nove vezes na fortaleza Jaconera. Isso significa que 60% dos gols foram perante o torcedor alviverde e 40% fora. Em casa a defesa também sofre menos. O time ainda não perdeu em Caxias do Sul. São quatro vitórias e dois empates. No quesito gols sofridos, a equipe levou apenas três.
Em casa os números dão sustentação ao time, que fechou a 13ª rodada na zona de classificação à Copa Sul-Americana. Entretanto, longe da Serra, os comandados de Roger Machado ainda precisam ajustar a matemática. A campanha é invertida. O Verdão tem quatro derrotas e dois empates.
O Juventude não conseguiu ainda marcar dois gols em uma mesma partida fora de casa. São seis gols assinalados em seis jogos.
— Nós temos muitos jogos fora de casa e nós temos que aumentar nossa média de aproveitamento para seguir com nossos objetivos ainda firmes na competição. Agora, nós enfrentamos o nosso adversário (Fortaleza) com um trabalho muito longo, tem uma estrutura e uma forma de jogar muito bem, delimitada. Nós competimos até o final, nos mantendo na partida, até o apito do árbitro — comentou o técnico Roger Machado após a derrota para o Fortaleza, no último domingo, por 2 a 1, no Ceará.
OS GOLEADORES
Os dois maiores investimentos do elenco do Juventude ainda não balançaram as redes neste Brasileirão. Nenê é peça importante na criação. O "garotinho" ainda não conseguiu deixar a sua marca. O centroavante Gilberto tem uma responsabilidade maior neste ponto, pois é o camisa 9 do time. Contudo, o atleta não tem apresentado boas atuações e tem figurado no banco de reservas, após um lesão no começo do Brasileiro.
O protagonista do setor ofensivo é Lucas Barbosa. O atacante tem quatro gols. Ele tem 26,66% dos gols da equipe no campeonato. Depois, Jean Carlos com três. Erick Farias e Mandaca estão empatados com dois gols cada. Boza, Jadson, Rodrigo Sam e Ewerthon tem um na lista de artilheiros.
ARTILHEIROS DO JUVENTUDE
GOLS
4 - Lucas Barbosa
3 - Jean Carlos
2 - Erick Farias
2 - Mandaca
1 - Danilo Boza
1 - Jadson
1 - Rodrigo Sam
1 - Ewerthon