O Juventude encaminhou a venda de um jovem da base, que estava no elenco profissional desde 2022. O atacante Ruan, de 19 anos, irá defender o Portimonense, de Portugal. Na negociação o clube alviverde vendeu 80% dos direitos econômicos do atleta.
Os valores não foram divulgados, mas a venda gira em torno de 300 mil euros (algo em torno de R$ 1,8 milhão). A negociação está encaminhada. O estágio entre as partes é o burocrático, para aí sim ocorrer a confirmação oficial nos próximos dias.
Ruan chegou ao Juventude em 2016, aos 11 anos. Destaque nas categorias de base, teve participação importante na conquista do título invicto do Gauchão sub-17 em 2022. O contrato com o Verdão era até julho de 2026.
O atacante foi promovido ao elenco profissional do Juventude. Sua estreia foi diante do Avaí, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022. Em abril de 2023, ele fez seu primeiro gol no time principal na derrota para o Botafogo-SP na estreia da Série B.
No profissional, Ruan fez 54 jogos com dois gols marcados e uma assistência. No ano passado, foi o autor do terceiro na vitória por 3 a 1 diante do Ceará, que confirmou o acesso a Série A, em Fortaleza.
O Portimonense, de Portugal, perdeu para o AVS e foi rebaixado para a segunda divisão do país. O futuro clube de Ruan negociou recentemente o centroavante equatoriano Ronie Carillo com o Juventude.
Em 2021, quando também disputou a Série A do Brasileirão, o Juventude negociou o jovem Sorriso, na época com 20 anos, com o Bragantino. O Juventude ainda ficou com 25% dos direitos econômicos do atacante e mais multa rescisória de R$ 7 milhões.