A imagem deixada pelo Caxias nos primeiros 10 jogos da Série C de 2024 é apavorante. Uma vitória apenas, desempenhos ruins e situação delicada na tabela. Para fugir da zona de rebaixamento, a direção do clube se mexeu em duas frentes: trocou o treinador e contratou reforços para a sequência da competição nacional.
Na noite desta quarta-feira (17), o Grená encara a Aparecidense, a partir das 19h, no Estádio Centenário, pela 13ª rodada. O confronto é decisivo para a sobrevivência dos dois clubes na Terceira Divisão. O Caxias é 19º colocado na tabela, com seis pontos. Já os goianos estão logo acima, em 18º, com 10.
E depois de estrear com derrota para o Remo, Thiago Gomes tenta fazer com que o time acabe com o incômodo jejum de sete jogos sem vencer.
— A sequência de jogos sem vitória gera uma ansiedade que é natural. Trabalhamos muito esse lado mental, o lado psicológico dos nossos atletas. Dentro do treinamento, fizemos variações, onde a gente cria os desequilíbrios mentais, que é a questão de você pôr situações onde o time está ganhando, onde o time está perdendo e ele tem que jogar contra a pressão de tempo — revelou o treinador.
Das cinco contratações anunciadas no mês de julho, o volante Wendell, que disputou a Série B pelo Amazonas, é um dos atletas que tem chance de iniciar o jogo contra os goianos.
— Estou bem fisicamente e estou pronto para jogar. O grupo me recebeu muito bem e pude ver que é um elenco muito bom, que não merece passar pela situação que está vivendo. Mas espero que a gente dê a volta por cima — destacou Wendell.
Já o atacante Welder, ex-CRB, disputa a vaga na frente com Robinho e pode ser mais uma novidade na equipe.
— Apesar de estar numa situação delicada na tabela hoje, eu acredito muito que consigamos fugir dela e dar uma sequência no trabalho. Se Deus quiser a gente vai conseguir manter o clube nesse primeiro objetivo de permanecer na Série C — avaliou Welder.
Os outros reforços são o lateral-esquerdo Arthur Neves e o meio-campista Felipe Tontini, que estavam no Operário-PR, e o atacante Peu, que chegou de empréstimo do Cascavel.
— Nós buscamos contratar jogadores que estão jogando, que estão com o ritmo de jogo, para exatamente, se dentro do meu entendimento, o jogador chegae e já tiver condições de entrar no jogo, ele estará apto para entrar — comentou Thiago Gomes.
Nova fase
O Caxias ainda contará com a volta do meia Tomas Bastos, recuperado de um entorse no joelho. O desfalque é o lateral-esquerdo Mendes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
E se o Grená busca uma nova fase dentro da competição, o mesmo pode se dizer em relação à Aparecidense. Depois de três jogos sem vencer, o clube demitiu o técnico Lúcio Flávio. Emerson Ávila, de 57 anos, que recentemente dirigiu Londrina e Goiás fará sua estreia diante do Caxias.
Os goianos terão a volta da dupla de zaga titular, Maurício e Vanderley, que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O atacante Júlio César, o volante Matheus Chaves e o zagueiro Da Silva, lesionados, ficam de fora do confronto.