O grupo de atletas do Juventude se reapresenta no sábado (4) após o clube suspender as atividades do elenco profissional em razão das fortes chuvas na Serra. Com o adiamento da partida diante do Atlético-GO, que seria na próxima segunda-feira (6), o técnico Roger Machado ganhou um tempo a mais de preparação para enfrentar o Inter, pela Copa do Brasil. O duelo de ida, ocorre no dia 10 de maio, sexta-feira, às 21h, no Estádio Beira-Rio.
Com uma semana para trabalhar, o comandante alviverde também terá um tempo para recuperar alguns jogadores. Quatro atletas estão no Departamento Médico (DM): o volante Luís Oyama, o meia Jean Carlos e os atacantes Gabriel Taliari e Gilberto.
Um está mais próximo de retornar aos treinos. É o caso de Jean Carlos. O meia sentiu a panturrilha contra o Botafogo. O atleta está na reta final de tratamento. Ele deve iniciar a transição física na semana que vem. O jogador pode ficar à disposição para enfrentar o Inter, dia 10, dependo da evolução.
Quem segue no DM é o centroavante Gilberto. O camisa 9 foi contratado para ser o grande reforço alviverde da temporada. Ele se lesionou na primeira rodada do Brasileiro diante do Criciúma. O atleta sentiu a coxa e precisou ser substituído na ocasião. Nos próximos dias, o jogador irá passar por exames para saber a evolução da recuperação da lesão. O atacante deve ser desfalque para os próximos dois jogos contra o Inter, pela Copa do Brasil e Brasileiro. Dependendo da evolução, o centroavante pode ser opção ao técnico Roger Machado no jogo de volta do torneio nacional, no dia 22 de maio, no Estádio Alfredo Jaconi.
ATACANTE EM RECUPERAÇÃO
Já o atacante Gabriel Taliari ainda vai demandar de mais tempo de recuperação. Na semana de estreia do Gauchão, em 20 de janeiro, o atleta teve de passar por uma artroscopia no joelho. A recuperação foi mais longa que o esperado. O jogador não estreou na temporada de 2024. Após o acesso à Série A, o Juventude comprou o atleta do Capivariano.
No final de abril, o atleta também sentiu um desconforto da panturrilha, mas sem gravidade. Ele ainda não participa dos treinos com os demais atletas do elenco. Nos próximos dias, o atacante pode iniciar uma transição para trabalhos mais específicos, um princípio de reintegração gradual ao grupo de atletas.
— A gente espera que para a metade do mês o Gilberto volte. Mas é uma lesão grave que tem que ir acompanhando. E não dá para forçar o retorno. O Taliari teve aquela lesão no joelho ainda no final do ano passado. Ele fez a cirurgia. E quando ele estava voltando ali como é algo normal a musculatura fica "descompensada". E tem que ir ajustar. Agora, ele teve uma situação muscular que não é grave e também está sendo tratada — disse o presidente Fábio Pizzamiglio em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
VOLANTE PROJETA RETORNO
Agora é treinar e trabalhar para estar pronto 100%, para voltar no fim do mês de maio.
Quem também vai ter de esperar ainda mais para voltar aos treinos é volante Luís Oyama. O jogador veio por empréstimo do Botafogo e sofreu uma lesão ainda no Campeonato Gaúcho, nas quartas de final contra o Guarany, em Bagé, na vitória por 4 a 0. O atleta teve uma lesão ligamentar no ombro.
O volante ainda está entregue ao DM. Oyama não participa de atividades no gramado, pois não pode sofrer choques ou quedas. Ele está liberado apenas para trabalhos de fortalecimento muscular. O jogador projeta um retorno aos trabalhos de campo no fim do mês.
— Agora é treinar e trabalhar para estar pronto 100%, para voltar no fim do mês de maio. Vou estar bem. Eu tenho a convicção de que eu vou voltar bem. Vou trabalhar muito para isso, para voltar e para somar junto com todo o time — afirmou o volante Oyama, que completou sobre o Brasileiro e a Copa do Brasil:
— Todos sabem que o Brasileiro é um campeonato longo e que a Copa do Brasil também é muito importante. Então o Juventude vai precisar de todos os atletas estejam bem e à disposição. E quando a minha oportunidade aparecer, eu tenho que estar preparado.
SITUAÇÃO DO DM
Gilberto - Com lesão na coxa, centroavante segue no DM.
Jean Carlos - O meia está na reta final de tratamento da lesão na panturrilha, pode iniciar transição física na próxima semana.
Luís Oyama - Volante segue no DM tratando da lesão ligamentar no ombro.
Gabriel Taliari - Após artroscopia no joelho, atleta sentiu desconforto na panturrilha. Pode começar trabalhos específicos na próxima semana, para depois ser reintegrado ao grupo.