Daqui duas semanas os clubes da Divisão de Acesso entrarão em campo novamente no recomeço da competição estadual. Os presidentes dos 16 clubes participantes já têm uma data para o retorno dos jogos. Na última semana, os clubes alinharam a data de 1º e 2 de junho para os times entraram em campo após a paralisação anunciada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Na próxima terça-feira haverá uma reunião entre clubes e FGF para sacramentar a data.
O motivo para a suspensão dos jogos foi o estado de calamidade que o Rio Grande do Sul enfrenta com as enchentes. Um rastro de destruição foi visto em diversas cidades. Entre elas algumas com clubes da Divisão de Acesso, como Lajeado, onde tem o Lajeadense disputando a competição. Muitas estradas seguem com bloqueios o que também dificulta a logística dos clubes. Em recente entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, o presidente do Esportivo, Douglas Tedesco, comentou sobre:
— Alguns clubes onde teriam distâncias de 100 km vão fazer 300 km, vão fazer voltas maiores para chegarem aos seus destinos, mas a ideia é que o campeonato retorne, a gente tem que cumprir, tem um contrato e dentro do previsto vamos manter as mesmas datas, ou seja, o calendário, a Série A2 termina na mesma data prevista anteriormente, obviamente os clubes vão jogar de quarta e domingo, quarta e domingo até o final, sem descanso, mesmo começando a competição no dia 2 — comentou o dirigente do time de Bento Gonçalves.
A competição conta com quatro clubes da Serra. Todos estão no Grupo A da Série A2, como Brasil de Farroupilha, Esportivo, Glória e Veranópolis. Ao todo, a Divisão de Acesso teve quatro rodadas realizadas. As últimas partidas foram no dia 28 de abril.
A FGF também deverá lançar uma nova tabela de jogos com as datas atualizadas da competição. O recomeço será na quinta rodada com os seguintes jogos:
Passo Fundo x Esportivo
Brasil-Fa x Gaúcho
União x Veranópolis
Cruzeiro x Glória
Futebol com Vida x Pelotas
Lajeadense x Inter SM
Aimoré x Bagé
Monsoon x São Gabriel