Com o retorno de São José e Ypiranga à disputa da Série C 2024 marcado para o meio da próxima semana, apenas o Caxias, dos clubes gaúchos, não teve antecipada a volta à competição nacional. Com quatro jogos em atraso devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o Grená só voltará a campo no dia 2 de junho, diante do Figueirense.
— O que a CBF tem colocado é que está tendo dificuldade de trazer um clube pra Caxias do Sul, por causa da logística. Queríamos que fosse discutida a tabela como um todo e não só fazer recuperação de jogos. Mas infelizmente nós não fomos atendidos e está se partindo para o mais simples de tudo que é somente remarcar os jogos atrasados — admitiu o presidente Mario Werlang em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
O mandatário grená destacou que havia a possibilidade da realização da partida contra o Confiança na próxima semana. O confronto deveria ter acontecido na 4ª rodada, no Estádio Centenário. Mas o clube sergipano não teria aceitado a proposta por ter duas partidas em casa entre esta data.
— E em Caxias, o nosso aeroporto hoje é um exemplo, metade dos voos não deve ter chegado. E a previsão continua de chuva e o número limitado de voos. Eu acredito que com os preços que estão também provavelmente a CBF está querendo colocar os clubes aí pra saírem de Florianópolis ou de Chapecó, de outros aeroportos. Caxias não vai comportar toda a demanda no próximo mês — complementou Werlang.
O presidente grená ainda comentou qual era a proposta do clube em relação às partidas em atraso diante de Sampaio Corrêa, Ypiranga e Tombense, fora, e Confiança, dentro de casa.
— A proposta é que nós sentássemos e reorganizássemos a tabela fazendo esses jogos sempre aos pares; de viajarmos para o Nordeste, por exemplo, e irmos para o Maranhão e para o Recife ou algum outro jogo próximo e recuperando o jogo do Sampaio Correia lá, ficar quatro, cinco dias e fazer os dois jogos. Assim como, estando em Caxias, por exemplo, agora quarta e domingo poderíamos fazer dois jogos, já recuperar um. Só que para fazer isso tem que rediscutir o calendário e não marcar a esmo.
Sem a antecipação de um jogo oficial para o meio de semana, o Caxias deve confirmar mais dois jogos-treinos. Neste sábado (25), se o tempo estiver estável, o time de Argel deve encarar o Brasil de Farroupilha, no gramado do Centenário, com portões fechados. Um novo teste deve ser confirmado para o início da próxima semana.
— O cenário ideal é a definição, porque se você está numa indefinição, você não tem planejamento. Nada na vida que tu não saibas o que vai acontecer na frente, tu não consegues planejar. São várias situações que poderiam ter sido resolvidas. Eu falei para o presidente da federação (Luciano Hocsman) essa semana porque nós não fizemos um jogo beneficente entre Caxias e São José, Ypiranga, e que já valesse como um jogo efetivo? Já tinha resolvido o problema e todo mundo treinava — finalizou Werlang.