A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou o retorno de Ypiranga e São José à disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Somente o Caxias não teve jogo marcado para a próxima semana.
As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio fizeram com que os três gaúchos que disputam a competição nacional tivessem quatro jogos adiados cada até o dia 27. Pelo calendário, Caxias, Ypiranga e São José só voltariam a campo no início de junho, pela sétima rodada da competição. Mas nesta semana, a entidade máxima do futebol confirmou que o time de Erechim e o da Capital voltarão a campo mais cedo.
Na quarta-feira (29), o São José encara o Volta Redonda, no estádio Francisco Novelletto Neto, a partir das 18h30min. Na quinta-feira, dia 30, será a vez do Ypiranga voltar aos gramados em confronto diante do Figueirense, às 16h, no Colosso da Lagoa.
O Caxias até iniciou conversas com o próprio São José para antecipar o confronto entre as duas equipes. Mas não teve êxito. Afinal, os clubes necessitariam atuar, pelo menos uma vez ao mês, para não perder a cota do Banrisul, de suma importância para o pagamento da folha de atletas.
Segundo o presidente grená, Mario Werlang, o patrocínio com o Banrisul representa entre 20 e 25% da folha salarial do clube.
— É bastante coisa. O mês que vem com certeza cria dificuldade, porque nós temos um orçamento apertado. Todo mês é uma briga para buscar, porque não é só patrocinador como também nós poderíamos, nesse período, ter no mínimo mais duas a três bilheterias em casa que nos ajudaria — revelou Werlang.
Sem ter jogo antecipado, o Caxias voltará a campo no dia 2 de junho, diante do Figueirense, no Estádio Centenário. Com um ponto após duas rodadas, a equipe de Argel ocupa a 17ª colocação na tabela, abrindo a zona de rebaixamento.
Enquanto a volta à Série C não acontece, o time grená trabalha com a possibilidade de fazer um novo jogo-treino no início da próxima semana. Na quarta-feira, o time de Argel derrotou o Glória de Vacaria, por 3 a 2, em teste realizado no Estádio Centenário.