O Caxias entrou em campo na manhã desta sexta-feira (10) para realizar o primeiro teste após o adiamento de quatro partidas do clube na Série C 2024, devido aos estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Mas o jogo-treino diante do Brasil-Far, no Estádio Centenário, teve que ser cancelado logo aos 30 minutos de partida, no momento em que voltava a chover muito na região e o gramado já estava encharcado. A atividade acabou em 0 a 0.
A ideia do técnico Argel Fuchs era testar duas formações em dois tempos de 45 minutos. A escalação inicial que entrou em campo apresentou três mudanças em relação ao time que empatou com o Botafogo-PB, na segunda rodada da Terceira Dvisão nacional. Lucas Ryan, Peninha e Galvan foram os novos titulares da equipe, ficando com as vagas de Cézar Henrique, Tomas Bastos e Vitor Feijão.
O Caxias começou o jogo-treino com: Zé Carlos; Marcelo, Dirceu, Lucas Ryan e Dudu Mandai; Barba, Pedro Cuiabá, Emerson Martins e Tomas Bastos; Galvan e Álvaro.
Já o Brasil-Far, do técnico Luciano Almeida, foi a campo com: Pedot; Klebio, David e Edmilson; Marcão, Jocenir, Sananduva, Luiz henrique e Juan Rafael; Pablo e Mateus Paulista.
Argel pede cancelamento da partida
A partida iniciou às 10h15min e teve poucas emoções. O primeiro arremate a gol foi do time grená, aos 18 minutos. Pedro Cuiabá apareceu como elemento surpresa na ponta esquerda e chutou forte de fora da área. A bola passou perto do travessão. Mas a melhor chance de gol foi do time de Farroupilha. Aos 30, Luiz Henrique tabelou com Mateus Paulista. O centroavante recebeu na área e ficou cara a cara de Zé Carlos. Mas o goleiro grená fechou o ângulo e fez a defesa com o peito.
Aos 30, ao ver as poças da água se acumulando no gramado, o técnico Argel tomou a iniciativa de pedir o fim da partida. E após o confronto, o lateral-esquerdo Dudu Mandai explicou se havia clima para a realização do jogo-treino, uma vez que o Rio Grande do Sul passa por um dos momentos mais dramáticos de sua história, com as enchentes.
— Hoje (sexta-feira) seria mais um dia de treino, nós viríamos aqui treinar. O Brasil de Farroupilha é um clube que está aqui do lado, a 10, 15 minutos daqui, que também realizaria um treinamento. Então, acredito que foi uma forma que se achou para a gente fugir um pouco do treinamento habitual, que seria entre nós mesmos, e gerar um treino que poderia ajudar de alguma forma os dois clubes nesse sentido — afirmou Dudu, que ainda emendou:
— Não posso falar que estava 100% focado nos treinamentos, pensando na competição, porque a gente pensa nisso quando a gente chega no clube e entra no campo para treinar. Mas os outros clubes seguem a atividade, então a gente não pode parar.
O grupo grená voltará aos trabalhos na segunda-feira (13) à tarde. Na quarta-feira (15), o time de Argel deve encarar o Glória de Vacaria, em jogo-treino, no Estádio Centenário, a ser confirmado pelo departamento de futebol..