O Juventude realizou um treino na manhã desta terça-feira (30) e encerrou a preparação para encarar o Inter, no Estádio Beira-Rio, na quarta-feira (1º), pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A forte chuva que cai sobre a Serra Gaúcha fez o clube mudar o local do treino. A atividade foi no Ginásio do Centro de Treinamentos e não no campo. Depois do meio-dia, a delegação embarca para Porto Alegre.
O clube não divulga a lista de relacionados, mas o atacante Edson Carioca acompanha a delegação. O atleta deve ficar à disposição para o confronto da Copa do Brasil. Ele teve uma lesão na coxa na final do Gauchão. A dúvida é o meia Jean Carlos. Com lesão na panturrilha, o treinador não confirmou o retorno do atleta após o empate com o Athletico, em 1 a 1, pelo Brasileirão. O centroavante Gilberto segue como desfalque.
Juventude e Inter já se enfrentaram três vezes nesta temporada. Os últimos dois jogos terminaram empatados. O alviverde eliminou o time da capital na semifinal do Gauchão, nos pênaltis. Agora, Roger Machado destaca que será um duelo diferente.
— Vejo o Inter jogando sensivelmente diferente daqueles dois primeiros confrontos. E as nossas alternativas hoje são outras. A equipe já teve quatro jogos fortes do Campeonato Brasileiro e vive um momento de confiança fazendo o jogo que fez contra o Athletico, embora tendo conquistado apenas um ponto. Mas é um campeonato que se difere muito. São matas, foco 100% e esperar que a gente faça dois bons confrontos também e consiga a sorte que tivemos e a competência do Campeonato Estadual — comentou o treinador do Juventude.
ESTRATÉGIA
Na fase eliminatória do Gauchão, o Juventude empatou em 0 a 0 no Estádio Alfredo Jaconi e garantiu a classificação fora de casa nas cobranças de pênaltis. Já na terceira fase da Copa do Brasil, a primeira decisão será em Porto Alegre e o jogo que pode garantir o time na próxima etapa do torneio nacional será perante o torcedor jaconero. Este fator pode influenciar na estratégia de jogo, conforme o técnico alviverde.
— Pode inclusive influenciar na formação, a respeito de ter três médios no primeiro jogo, jogando fora de casa e apostar as fichas para um segundo momento, mas por vezes eu me questiono, você jogar com três médios num jogo fora de casa, com as beiradas mais soltas, com as velocidades de contra-ataque, ou você tentar ter mais a posse e fazer um jogo mais apoiado para criar. Contra o Athletico eu coloquei o Mandaca, mas não o coloquei no tripé, mais como um lado a lado com centroavante e funcionou bem também — analisou Roger Machado.
O provável Juventude tem Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos, Alan Ruschel; Caíque, Jadson, Nenê; Marcelinho (Mandaca ou Edson Carioca), Lucas Barbosa e Erick Farias.