Depois de altos e baixos no começo de 2024, o Caxias chega em um bom momento para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. O clube grená não participa da competição desde 2015, ano do rebaixamento à Quarta Divisão. A estreia será no sábado (20), diante do Athletic, no Estádio Centenário.
Motivado pela campanha de reação no Campeonato Gaúcho, o time de Argel Fuchs tem como objetivo inicial se classificar entre os oito melhores e ficar com uma das vagas à segunda fase.
— A nossa obrigação é nos classificarmos entre os oito. Esse é o nosso objetivo, e aí sim depois, com calma, com seriedade, nos dá o direito de sonhar. Temos que ter o pezinho bem no chão — afirmou o treinador.
Argel assumiu o clube na nona rodada do Gauchão depois da saída de Gerson Gusmão, treinador que conquistou o acesso à Terceira Divisão no ano passado, mas que não vinha conseguindo tirar mais do atual elenco. Sob o comando de Argel até aqui o Caxias entrou em campo oito vezes, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.
Após afastar o fantasma do rebaixamento, Argel conduziu a equipe ao terceiro lugar na primeira fase do Estadual. Deixou o São José pra trás nas quartas de final e só parou diante do Grêmio, nas semis, conquistando o título do Interior Gaúcho. Além disso, passou da primeira fase da Copa do Brasil, derrotando a Portuguesa Santista, fora de casa, e deixando a competição nos pênaltis na etapa seguinte depois de um 2 a 2 com o Bahia, em Caxias do Sul.
Saídas
Deixaram o clube após o Estadual o goleiro Fabian Volpi, os zagueiros Denílson e Alisson, o lateral-direito Nicolás Lugano e o atacante Zé Andrade. No entanto, este último retornou após uma curta passagem pelo Marília.
Renovaram
Alguns atletas que demonstraram bom rendimento dentro de campo estenderam o vínculo com o clube. Foram os casos do zagueiro Cézar Henrique, do volante Emerson Martins e do atacante Vitor Feijão
Reforços
Até o momento, o clube confirmou três contratações: o zagueiro Lucas Cunha, 29 anos, chega depois de enfrentar o clube na Copa do Brasil pela Portuguesa Santista. Além dele, o lateral-esquerdo Mateus Mendes, 32, foi contratado depois de uma passagem pelo Azuris, e Thiago Coelho, 28, ex-São Bento, chega para substituir Volpi no gol.
Time-base
Thiago Coelho; Marcelo, Lucas Cunha (Jean Pierre), Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba, Elyeser, Emerson Martins e Tomas Bastos; Vitor Feijão e Gabriel Silva. Técnico: Argel Fuchs.
Elenco
Goleiros: Thiago Coelho, Zé Carlos, Samuel Deuner, Guilherme Nunes e Victor Gollas (lesionado e fora da temporada)
Laterais: Marcelo, Dudu Mandai, Matheus Rocha e Mateus Mendes
Zagueiros: Jean Pierre, Lucas Cunha, Cézar Henrique, Dirceu e Lucas Ryan
Meio-campistas: Barba, Elyeser, Emerson Martins, Pedro Cuiabá, Geílson, Peninha, Tomas Bastos e Augusto Galvan
Atacantes: Gabriel Silva, Vitor Feijão, Zé Andrade, Pablo Borja, Álvaro, Robinho, Joel Pantera e Vinícius Spaniol.