O Juventude voltou a ter uma boa atuação, agora pela Copa do Brasil, derrotou o Paysandu por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (13) e avançou à terceira fase da competição nacional. Gilberto, duas vezes, e Lucas Barbosa marcaram os gols da equipe alviverde no Estádio Alfredo Jaconi.
O triunfo garantiu mais R$ 2,2 milhões aos cofres do Ju pelo avanço no torneio nacional. O adversário na próxima etapa será definido por sorteio. No domingo, o time de Roger Machado volta a campo pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, quando receberá o Inter, às 16h30min, no Jaconi.
Com a repetição do time que goleou o Guarany, o Juventude foi surpreendido pelo ímpeto inicial do Paysandu. Com marcação alta e muita intensidade, os visitantes assustaram o torcedor alviverde em pelo menos três oportunidades, mesmo sem finalizações de grande perigo. Aos poucos, o Verdão se encontrou no jogo e passou ter maior volume ofensivo.
A primeira finalização só veio aos 15 minutos. Em transição rápida e em velocidade, Jadson encontrou Lucas Barbosa na meia direita. Ele puxou para o pé esquerdo e bateu cruzado para fora. Aos 22, em uma roubada de Jean Carlos na intermediária ofensiva, o camisa 20 deixou Gilberto livre para só tirar do goleiro e fazer 1 a 0.
O Ju quase ampliou aos 27. Após escanteio cobrado pelo lado direito, Zé Marcos testou e a bola saiu rente à trave. Aos 34, o cenário se repetiu. Agora pelo lado esquerdo, Jean Carlos cobrou o escanteio e Danilo Boza testou sobre o gol. Dois minutos depois, em contra-ataque, Lucas Barbosa lançou Gilberto na ponta direita e o camisa 9 rolou para Jadson arriscar de primeira. O chute bateu na rede pelo lado de fora.
Aos 42, mais uma jogada em velocidade e João Lucas esperou o momento certo para lançar Gilberto em profundidade. O camisa 9 avançou e chutou forte, sem chances para Matheus Nogueira: 2 a 0 para o Juventude.
SEGUNDO TEMPO
Com a vantagem no placar, o time alviverde não diminuiu o ritmo. E a zaga do Paysandu continuou jogando com sua linha de impedimento ineficiente. Aos quatro minutos, após mais um lançamento longo, Edson Carioca escorou o zagueiro e a bola ficou limpa Gilberto. O centroavante foi derrubado na área quando iria finalizar, mas a bola ficou limpa para Lucas Barbosa só tirar do goleiro e fazer 3 a 0.
O gol arrefeceu qualquer tipo de reação do Paysandu, que até finalizou com perigo aos oito minuto, com Bryan Borges, mas ao lado da meta de Gabriel Vasconcelos. Aos 16, Alan Ruschel cruzou para trás e Lucas Barbosa finalizou sobre o gol. No lance seguinte, mais uma chegada com Edson Carioca pela esquerda e Matheus Nogueira salvou duas vezes, nos pés de Gilberto e Lucas Barbosa.
Aos 24, o único chute em gol do Paysandu até então na segunda etapa gerou o gol de desconto. Vinícius Leite recebeu na intermediária, girou e, sem deixar a bola cair, arriscou de muito longe e Gabriel Vasconcelos não alcançou: 3 a 1 para o Ju.
O gol animou o time paraense, que se jogou ainda mais ao ataque. Aos 27, Garcia tentou o chute colocado, mas a bola saiu pelo lado direito da meta. Os minutos seguintes foram de um jogo mais lento. Mesmo com as mudanças de lado a lado, o Juventude conseguiu controlar as ações e confirmou, sem forçar o ritmo, a vaga na terceira fase da competição.
FICHA TÉCNICA
Copa do Brasil - 2ª fase
Juventude 3x1 Paysandu
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
Gabriel Vasconcelos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque (Rodrigo Sam, 21/2º), Jadson e Jean Carlos (Nenê, 21/2º); Lucas Barbosa (Rafael Pinna, 49/2º), Gilberto (Rildo, 21/2º) e Edson Carioca (Ruan, 36/2º). Técnico: Roger Machado
Paysandu
Matheus Nogueira; Bryan Borges, Carlão, Lucas Maia e Kevyn; Gabriel Bispo (João Vieira, int.), Val Soares (Leandro Vilela, 17/2º), Robinho (Biel, 11/2º) e Edinho (Vinícius Leite, int.); Jean Dias (Garcia, 11/2º) e Nicolas. Técnico: Hélio dos Anjos
Gols: Gilberto (J), aos 22min e aos 42min, no primeiro tempo. Lucas Barbosa (J), aos 4min, Vinicius Leite (P), aos 24min, no segundo.
Amarelos: Caíque, Zé Marcos, Alan Ruschel, Gabriel Vasconcelos, Rodrigo Sam (J); Val Soares, Nicolas, Lucas Maia, Hélio dos Anjos, Carlão, Biel, Leandro Vilela (P).
Árbitragem: Edina Alves Batista (FIFA), auxiliada por Fernanda Kruger (FIFA) e Daniel Luis Marques.