O time do Caxias vive um desequilíbrio técnico no começo do Gauchão 2024. Se por um lado o time de Gerson Gusmão tem o melhor ataque da competição, ao lado do Grêmio, com sete gols marcados, em quatro partidas, por outro, a defesa tem se figurado no maior problema da equipe. Com sete gols sofridos, junto com o Ypiranga, o sistema defensivo grená só não é pior do que o do Guarany de Bagé, que sofreu 8.
Nas duas primeiras rodadas, o Caxias teve que correr atrás do placar. Virou o confronto diante do Grêmio, depois de estar perdendo por 1 a 0, e chegou ao empate contra o Ypiranga, depois de ver a equipe de Erechim abrir dois gols de vantagem.
Pela terceira rodada do Estadual, pela primeira vez, o time de Gerson Gusmão largou na frente. Foram dois gols marcados no primeiro tempo sobre o São Luiz. Mas no segundo, a equipe caiu de rendimento e foi vazada duas vezes, cedendo o empate.
A gota d'água veio na rodada de quarta-feira, frente ao Brasil-Pel. A equipe grená sucumbiu nos primeiros minutos e viu o Xavante marcar dois gols. Aproveitando-se da liberdade para receber a bola da intermediária, Anderson Recife acertou o chute de muito longe; e no segundo, em contra-ataque rápido, Marcinho achou a zaga grená mal posicionada. Tanto que Volpi saiu desesperadamente da grande área, sem conseguir evitar que o Xavante marcasse o gol.
— O jogo com o Brasil-Pel foi atípico. Realmente tivemos erros, e nos poucos que tivemos, acabamos sofrendo os gols. Mas acredito que demos volume no jogo. Não tem jeito, só trabalhando no dia a dia vamos ajustar pra não cometermos mais — apontou Pedro Cuiabá.
O volante foi titular nos últimos dois duelos e admitiu que o problema defensivo não está direcionado apenas a quem atua mais atrás.
— O erro não é só da defesa. Começa lá pelo ataque, passa pelo meio também, todo mundo tem sua parcela de culpa. Todos estão fechados e vamos buscar a melhora pra que não aconteça mais e paremos de tomar esses gols. Não eram os resultados que queríamos nas últimas duas partidas, mas o grupo está focado em conseguir as vitórias — destacou Cuiabá.
Diante do Inter, no sábado (3), o Caxias terá mais um teste de fogo. O jogo válido pela 5ª rodada do Gauchão acontece às 16h30min, no Beira-Rio.
— Vai ser um jogo muito duro. Muito difícil enfrentar o Inter no Beira-Rio, mas como o professor Gerson fala, futebol você dá oportunidade todo dia, de treinar, de melhorar o que erramos ontem e por que não buscar um bom resultado contra o Inter em Porto Alegre — finalizou Cuiabá.
Piores defesas do Gauchão após a 4ª rodada:
Guarany de Bagé - 8 gols sofridos
Caxias e Ypiranga - 7
São José - 6
Santa Cruz - 5
Grêmio, Novo Hamburgo e São Luiz - 3
Avenida, Brasil-Pel, Juventude e Inter - 2