O Juventude apresenta uma queda de rendimento nos últimos jogos. A sequência de duelos, o pouco tempo para treinar, os gramados ruins e os adversários com estilo de jogo mais físico são alguns fatores citados para a oscilação do time após uma boa arrancada na temporada, em especial no Gauchão.
Diante do Iguatu, na estreia da Copa do Brasil, o time avançou à segunda fase com um empate em 0 a 0. Contudo, contra um adversário limitado, a equipe novamente não conseguiu se impor. O alviverde se classificou no sufoco e sem empolgar. Para o capitão da equipe, Alan Ruschel, o time tinha que passar, independentemente das circunstâncias.
— Dentro do que o jogo permitiu, dentro das condições de jogo, o campo escuro e gramado ruim de jogar, era difícil. Não tínhamos que dar desculpas, tínhamos que passar de fase. Dançamos conforme a música. Claro que a gente veio para vencer e queríamos vencer. Temos que ver o que erramos, sábado temos um jogo importante pela frente — afirmou o jogador em entrevista para a Rádio Caxias após a partida no Ceará.
O Juventude foi para o quinto jogo sem vitória. Entre Gauchão e Copa do Brasil, a equipe soma quatro empates e uma derrota. Conforme o lateral-esquerdo, as características dos adversários dificultaram o estilo de jogo do Juventude.
— Não estamos aqui para dar desculpas. Sempre se cobra para performar bem e cada vez que se performa bem, a possibilidade de vencer o jogo é maior. Estamos enfrentando times com características diferentes, campos difíceis que dificultam o nosso jogo de aproximação e posse de bola. Sabemos que temos que melhorar e precisamos vencer também. Precisamos voltar a vencer — declarou o atleta.
Questionado sobre a queda de rendimento que a equipe apresenta, Alan Ruschel disse que existe uma cobrança interna para a equipe evoluir. Segundo ele, é normal a desconfiança a partir do momento que o time vem de uma sequência sem vitórias.
— Acho que quando a vitória não vem, a desconfiança e o questionamento vão aparecer. Estamos nos cobrando internamente também do que precisamos melhorar e sermos mais eficientes, tanto ofensivamente quanto defensivamente. Estamos nos cobrando e acredito que no próximo jogo vamos melhorar para voltar a vencer — finalizou o jogador do Juventude.