O Juventude tentou, colocou bola na trave e perdeu oportunidades decisivas para vencer o Novo Hamburgo, no Estádio Vale, na noite deste sábado (10), mas não conseguiu sair com a quinta vitória no Campeonato Gaúcho 2024. O time de Roger Machado largou na frente com gol de Erick. Contudo, Parede empatou na sequência para o Anilado. No fim do segundo tempo, o Alviverde perdeu duas chances claras de gols, com Popó e Kleiton. Antes, Lucas Barbosa ainda colocou uma bola no travessão.
O técnico Roger Machado poupou quatro atletas e, mesmo assim, o time foi superior ao adversário. Com 1 a 1 no placar, o Papo volta para Caxias do Sul com mais um ponto, chegando aos 13 na tabela. Na próxima rodada, o Juventude viaja para mais um jogo longe do Estádio Alfredo Jaconi para enfrentar o São Luiz, em Ijuí, terça-feira (13), às 20h.
O JOGO
Na noite quente do Estádio do Vale, o Juventude começou o duelo tendo a posse de bola. Logo aos 5 minutos, Lucas Barbosa teve a primeira oportunidade de balançar a rede. Em cruzamento de Jefferson, pela esquerda, a bola foi na cabeça do artilheiro, mas teve a direção da linha de fundo. Depois, o jogo esfriou e quem tentava dar ritmo ao confronto era a charanga do Novo Hamburgo com a música "Anunciação", de Alceu Valença.
Na segunda oportunidade do jogo, o Juventude chegou ao gol. Jadson recebeu ao lado da grande área, no corredor esquerdo, e fez um cruzamento certeiro para Erick Farias. O atacante desviou no cantinho do goleiro Maticoli. O alviverde abriu o placar aos 20 minutos de jogo. Nove minutos depois, o time da casa chegou ao empate. Após cobrança de falta, Garré escorou para o centroavante Parede. Na entrada da pequena área, o camisa 9 finalizou e colocou para dentro do gol.
Com 1 a 1 no placar, o Juventude acusou o gol. O Novo Hamburgo conseguiu equilibrar o meio-campo e procurou o ataque. Depois dos 40, o time da Serra voltou a levar perigo ao gol adversário. Aos 47, Jadson recebeu uma grande assistência de Erick. O volante enquadrou o corpo e bateu forte de dentro da área. Contudo, o goleiro do anilado fez uma grande defesa. E logo na sequência do lance, os times foram para o vestiário com placar de 1 a 1.
SEGUNDO TEMPO
As equipes retornaram para os últimos 45 minutos sem alterações. Com 1min30s, Jean Carlos cobrou um escanteio com perfeição para o Juventude. O meia encontrou Lucas Barbosa na segunda trave. O jovem atacante cabeceou com força. A bola explodiu no travessão e bateu no braço do goleiro do Novo Hamburgo, mas não entrou.
A primeira alteração de Roger veio aos 24 da etapa final. Mandaca, que não estava em uma noite feliz, saiu para dar lugar ao meia Matheus Vargas. No minuto seguinte, uma chegada forte do Novo Hamburgo. Parede recebeu na marca do pênalti, girou e bateu alto, sobre a meta de Lucas Wingert, do Juventude.
O Juventude tinha o domínio do segundo tempo. O time do Vale dos Sinos buscava os contra-ataques. Com adversário recuado, Roger foi para cima e colocou os atacantes Rildo e Popó. Saíram Jean Carlos e Erick. Com 40 minutos, o Juventude não conseguia mais imprimir o domínio do jogo como antes. A equipe da casa, sob o comando de Edinho Rosa, tentava na base da superação chegar ao gol da vitória.
Aos 43, a grande oportunidade do Juventude. Após um belo lance de Rildo, fintando dois marcadores, o atacante rolou para Popó. O centroavante perdeu um gol inacreditável. Praticamente sem goleiro, o jogador recuou a bola para o camisa 1 do anilado. Aos 47, mais uma chance clara. Kleiton entrou na cara do goleiro Maticoli e arrematou rasteiro para fora. E o jogo terminou tudo igual, com 1 a 1 no placar e o primeiro empate do Juventude no Gauchão.
FICHA TÉCNICA
Novo Hamburgo 1x1 Juventude
Estádio do Vale, em Novo Hamburgo
7ª rodada do Gauchão
NOVO HAMBURGO
Lucas Maticoli; Anilson, Marcão, Santiago e Raí; Robson (De Paula, 37/2º), Paulinho Dias (Anthony, 40/2º) e Garré (Barbieri, 18/2º); Erick Bahia (Felipe Fraga, 37/2º), Tanque e Parede (Édipo, 40/2º).
JUVENTUDE
Lucas Wingert; Kelvi, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Jefferson; Luís Oyama, Jadson, Mandaca (Matheus Vargas, 24/2º) e Jean Carlos (Rildo 34/2º); Lucas Barbosa (Kleiton, 46/2º) e Erick Farias (Popó, 34/2º).
Gols: Erick Farias aos 20 minutos de jogo abriu o placar para o Juventude; Aos 29 da etapa inicial, Parede empatou para o Novo Hamburgo.
Amarelos: Robson (NH), Jefferson (J), Kelvi (J), Matheus Vargas (J) e Anilson (NH)
Árbitro: Lucas Horn, auxiliado por Rafael Alves e Fabulo Diniz