O Caxias entrou em campo na noite de ontem tentando apagar a imagem ruim perante ao torcedor no Estádio Centenário. Já eram cinco rodadas sem vitórias no Gauchão 2024. E diante do pior time da competição, o Santa Cruz, a equipe grená venceu por 2 a 1 com gols marcados no primeiro tempo por Cézar Henrique e Joel Pantera.
Com os três pontos, o Caxias chegou aos nove e ingressou no G-8 da tabela. Na próxima rodada, o time grená encara o São José, em Caxias do Sul, podendo sonhar com a entrada no grupo dos quatro melhores da competição.
O time Grená iniciou a partida com três mudanças. Peninha roubou a vaga de Tomas Bastos no meio. Matheus Rocha substituiu Marcelo, suspenso. Com desgaste físico, Vitor Feijão ficou no banco de reservas. Zé Andrade iniciou o confronto. Escalado uma hora antes da partida, o centroavante Álvaro voltou a acusar dores no joelho no aquecimento. Joel Pantera ficou com a camisa 9.
Velho conhecido do torcedor grená, o goleiro Marcelo Pitol fez a primeira defesa após um chute rasteiro de Peninha. Aos 17 minutos, quase o gol Grená. Zé Andrade chutou de muito longe e Pitol deu rebote, na sobra, Peninha bateu cruzado e a bola passou à esquerda da trave.
Na medida em que o tempo passava, a apreensão tomava conta do estádio. A torcida cobrou atitude dos atletas antes mesmo da bola rolar. Com o time em campo e a demora em sair o primeiro gol, muitas vaias foram ouvidas durante o primeiro tempo.
Aos 34, Emerson Martins levantou o torcedor da arquibancada ao obrigar Pitol a fazer grande defesa. Mas na cobrança do escanteio, um minuto depois, o goleiro não conseguiu evitar o gol. Dudu Mandai levantou a bola na medida para Cézar Henrique ganhar a disputa com Thiago Sales pelo alto e cabecear no canto direito de Pitol: 1 a 0.
O segundo veio logo depois, e com a marca do Pantera Negra. Aos 40, mais um cruzamento de Dudu Mandai na área, Gabriel Silva passou a bola no meio da área e Joel apenas fuzilou para o fundo das redes: 2 a 0, e alívio no ambiente Grená. Na comemoração do gol, o goleiro Golas caiu no gramado e teve que ser substituído por Fabian Volpi.
Administrou
Mais aliviado, o Caxias voltou para o segundo tempo tentando controlar o jogo, mas dando mais espaços para o Santa Cruz tentar trocar passes. O técnico Iarley promoveu três trocas no intervalo para tentar devolver a equipe ao jogo. A resposta de Gusmão foi mexendo também, com as entradas de Pedro Cuiabá e Geilson.
E na primeira oportunidade, após cobrança de escanteio, Pedro Cuiabá quase deixou o seu. Pitol fez grande defesa em cima da linha.
Vacinado pelo empate recente em casa diante do São Luiz, quando também vencia por 2 a 0, mas deixou o adversário igualar o placar, o Caxias tratou de se defender.
O Santa Cruz chegou ao gol aos 47, após Matheus Rocha cortar pra dentro um cruzamento da direita. A apreensão voltou a tomar conta do estádio, mas o time, mesmo abaixo na etapa final, segurou o 2 a 1.
FICHA TÉCNICA
Caxias 2x1 Santa Cruz
Gauchão 2024 - 7ª rodada
Estádio Centenário
CAXIAS
Victor Golas (Fabian Volpi, 42/1º); Matheus Rocha, Alisson, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Elyeser, Emerson Martins (Pedro Cuiabá, 12/2º) e Peninha; Zé Andrade (Geilson, 12/2º), Gabriel Silva (Vini Spaniol, 34/2º) e Joel Pantera (Tomas Bastos, 34/2º). Técnico: Gerson Gusmão
SANTA CRUZ
Marcelo Pitol; Marcos Martins, Tairone (Anderson, int.), Thiago Sales e Jefferson; Amaral, Leylon (Eduardo, 35/2º), Rickelmy (Jean Lucca, int.) e Rafael Mineiro (Leonardo Aquino, 17/2º); Pablo Bueno e Hugo Almeida (Netto, int.). Técnico: Pedro Iarley.
Gols: Cézar Henrique (C), aos 34 minutos. Joel Pantera (C), aos 40, no primeiro tempo. Matheus Rocha (S), contra, aos 44 do segundo.
Cartões amarelos: Matheus Rocha, Dudu Mandai, Joel Pantera (C)
Arbitragem: Wagner Silveira Echevarria, auxiliado por Otavio Legramanti e Artur Avelino Birk Preissler.
Público total: 2.026
Renda: R$ 6.410