O Juventude começou 2024 com um ambiente totalmente diferente se comparado com o Gauchão de 2023. A meta do técnico Roger Machado é clara e objetiva: "ser campeão, nada menos que isso". Pelo menos, foi o que declarou o técnico em sua apresentação. A última final que o Juventude disputou foi em 2016, quando duelou com o Inter, mas a taça ficou no Beira-Rio.
Após o acesso à Série A, o elenco do Juventude passou por uma reformulação para esta temporada. Chegaram ao Estádio Alfredo Jaconi 14 reforços. Outros 13 são remanescentes e na lista há nomes importantes, como do meia-atacante Nenê, o atacante Gabriel Taliari, o lateral Alan Ruschel e a dupla de zaga Danilo Boza e Zé Marcos. Na pré-temporada, três jovens integram a preparação.
O clube trouxe nomes para todos os setores. No gol a expectativa é pelo experiente Renan, 34 anos. Na zaga, Lucas Freitas vem do Palmeiras. No meio campo, o volante Oyama e o meia Jean Carlos são opções. No ataque, várias caras novas, como Rildo, campeão Gaúcho de 2022 com Roger no Grêmio.
A comissão técnica também mudou. Não era o planejamento do Juventude. Porém, a troca repentina pegou a direção de surpresa. O técnico Thiago Carpini foi para o São Paulo. E Roger Machado chegou com uma filosofia parecida.
— Nas contratações teve um critério muito importante de equilibrar o elenco em perfil atlético, perfil emocional, jogadores jovens e que estão na sua melhor idade física e técnica. Sem dúvida jogadores que estão buscando espaço no cenário e outros afirmação. O Carpini joga de uma forma que me agrada muito também, de propor o jogo, saber o momento de defender bem, chegar no gol com bastante velocidade, desocupar a área com número grande de jogadores. Claro que cada um tem suas particularidades. Não vou construir em cima, vou a partir disto ter a minha ideia de jogo — declarou Roger Machado.
GRUPO DE JOGADORES
Goleiros: Lucas Wingert, Renan, Mário (base) e Dida (base)
Zagueiros: Danilo Boza, Zé Marcos, Romércio, Rodrigo Sam e Lucas Freitas
Laterais: Alan Ruschel, João Lucas, Ewerthon e Jefferson
Volantes: Kelvi, Jadson, Mandaca, Caíque Gonçalves e Luís Oyama
Meias: Nenê, Matheus Vargas e Jean Carlos
Atacantes: Gabriel Taliari, Erick, Kleiton, Edson Carioca, Rildo, Lucas Barbosa, Ruan (base), Rafael Pinna (base) e Werik Popó