O Campeonato Gaúcho 2024 vai começar. Os 12 clubes iniciam a disputa na briga pelo título Estadual. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou, nesta quinta-feira (18), a primeira escala de arbitragem da atual edição da competição. Agora, Leandro Vuaden é o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da FGF (CEAF/RS).
O confronto que abre o Gauchão será entre os últimos finalistas da competição. Caxias e Grêmio reeditam a decisão do ano passado, quando o tricolor conquistou o título, com a vitória por 1 a 0, na Arena.
Para o duelo, deste sábado (20), às 16h30min, no Estádio Centenário, o árbitro será Rafael Rodrigo Klein, 33 anos, que passou a integrar o quadro neste ano. Ele será auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Andre da Silva Bitencourt.
Já o jogo entre Santa Cruz e Juventude, no sábado, às 19h, no estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, terá o árbitro Fifa Anderson Daronco, 43 anos. Ele será auxiliado por Mauricio Coelho Silva Penna e Fabricio Lima Baseggio.
O Gauchão 2024 terá 12 times que se enfrentam em turno único. No entanto, foi alterada a fórmula de disputa das finais. Agora, classificam-se as oito melhores equipes para a fase de quartas de final, em jogo único. O time de melhor campanha será o mandante e tem a vantagem de jogar pelo empate para se classificar.
Já as fases de semifinais e finais terão partidas de ida e volta, sem saldo qualificado. Por unanimidade, foi definido que o VAR (árbitro de vídeo) será utilizado a partir dos jogos de quartas de final.
CONFIRA A ESCALA DOS JOGOS DA DUPLA CA-JU
Caxias x Grêmio
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Assistente 1: Tiago Augusto Kappes Diel
Assistente 2: Andre da Silva Bitencourt
Quarto Árbitro: Edimilson Fernando dos Santos da Luz
Santa Cruz x Juventude
Árbitro: Anderson Daronco
Assistente 1: Mauricio Coelho Silva Penna
Assistente 2: Fabricio Lima Baseggio
Quarto Árbitro: Allan Ricardo Freitas da Rosa Azevedo