Eles vieram de longe para entrar na vitrine. De São Paulo, Tocantins, Piauí. São muitos os lugares de origem. O Caxias mudou a fotografia da equipe para a temporada. Mesmo com o acesso à Série C do Brasileiro confirmado, o departamento de futebol decidiu dar uma repaginada no elenco e contratou 17 reforços para o início de 2024.
Dentre as novidades está o lateral-direito Matheus Rocha. Natural de Teresina-PI, o atleta de 25 anos vai disputar seu primeiro Gauchão.
— Muito feliz pela oportunidade de estar disputando um Gauchão pela primeira vez vestindo as cores do Caxias. A expectativa é muito boa de poder fazer um grande ano, assim como foi em 2023. Eu acredito que, com o grupo que a gente tem, há chances de brigarmos por coisas grandes nas competições que vamos disputar — avaliou Matheus Rocha.
O Estadual também será novidade para o volante Barba. Destaque nos jogos-treinos preparatórios para a competição, o jogador natural de São José do Rio Preto-SP destacou que terá que se adaptar às características da competição.
— Acho que posso me adaptar. Eu conheço um pouco, porque morei seis anos em Porto Alegre. Conheço um pouco da cultura da competição, da competitividade. Eu posso me adaptar a um campeonato de uma boa visibilidade. E esperamos conseguir nossos objetivos — avaliou.
O principal reforço contratado pelo clube também não desfilou pela competição raiz. Tomas Bastos veio da distante Araguaína, no Tocantins, para confirmar dentro de campo as expectativas criadas pelo torcedor.
— Colhi muitas informações sobre o campeonato gaúcho. É mais pegado , com disputas mais físicas. Joguei contra umas equipes daqui. Espero corresponder dentro de campo e dar alegria pra essa torcida, que é o mais importante — destacou.
Entre 2017 e 2018, o centroavante Álvaro esteve na equipe sub-23 do Inter. E apesar de ser relacionado para alguns jogos de Campeonato Gaúcho, só agora, pelo Caxias, terá a primeira chance de entrar em campo na competição.
— Eu sei da vitrine que é o Campeonato Gaúcho e a visibilidade que tem. Eu conheço a competição e sei que exige bastante. Mas a minha característica cabe bem no Gauchão. Espero poder ajudar —finalizou.
Mais de um time de estreantes
O Caxias terá 17 caras novas em disputas de Campeonatos Gaúchos. Além dos quatro, ainda não disputaram a competição: os goleiros Victor Gollas e Zé Carlos, o lateral Nicolás Lugano, os zagueiros Alisson e Lucas Ryan, os meio-campistas Geilson, Emerson Martins e Galvan, e os atacantes Vitor Feijão, Robinho, Gabriel Silva, Pablo Borja e Joel Pantera.
O que chamou a atenção durante a fase de apresentação dos novos reforços do clube é que muitos deles consideram o Gauchão como o segundo maior estadual do Brasil.
— Saber que o Caxias é um clube que chega em todas as competições, sendo inclusive vice-campeão do Campeonato Gaúcho 2023, aliado a essa força que o clube tem, a possibilidade de jogar o Regional me deixou muito feliz. Vejo o Campeonato Gaúcho como o segundo melhor Estadual do país. E poder participar dele é uma honra e um privilégio — apontou o goleiro Victor Golas.
Elenco do Caxias para o Gauchão 2024:
Goleiros: Fabian Volpi, Victor Golas, Zé Carlos e Guilherme Nunes (lesionado)
Laterais: Marcelo, Matheus Rocha, Peu (lesionado), Dudu Mandai e Nicolás Lugano
Zagueiros: Alisson, Cézar Henrique, Dirceu, Denílson e Lucas Ryan
Meio-campistas: Geilson, Pedro Cuiabá, Elyeser, Barba, Emerson Martins, Galvan, Peninha, Tomas Bastos
Atacantes: Vitor Feijão, Robinho, Gabriel Silva, Zé Andrade, Pablo Borja, Álvaro, Vinícius Spaniol e Joel Vinícius