Para a largada no Gauchão contra o Grêmio, no sábado (20), o Caxias vai contar com a experiência de um jogador que conhece bem os caminhos para se chegar a uma boa campanha na competição. Aos 33 anos, o volante Elyeser é um dos cotados a iniciar a partida no meio-campo grená. E o jogador tem na lembrança um jogo marcante diante do Tricolor. Em 2017, Elyeser esteve em campo na vitória grená por 2 a 1, no Estádio Centenário.
— Tenho boas recordações de 2017. Foi quando o Caxias me lançou pro cenário nacional. Daqui saí pro Goiás. Ano passado, por uma infelicidade, não fomos campeões em cima do Grêmio. Eu acredito que esse jogo de sábado vai ser uma final. Vamos encarar assim. Eles também contrataram uns jogadores novos e vão ter um pouco de dificuldade de entrosamento — avaliou o volante.
Elyeser deve ter a parceria de um dos destaques da equipe nos quatro jogos-treinos realizados na fase de pré-temporada. O volante Barba foi uma das 17 contratações do clube para a temporada 2024.
— A identidade é a mesma. A gente pode jogar com dois volantes no meio ou usarmos um tripé, como testamos nos jogos-treinos. O Barba é um cara inteligente taticamente e muito tranquilo. É um jogador que a gente pode acreditar nele porque a bola não vai queimar. O Campeonato Gaúcho é mais acirrado, sabemos que com a bola no pé, vamos ter um pouco mais de qualidade no meio — destacou Elyeser, que ainda aprovou o trabalho do técnico Gerson Gusmão no período de preparação para o Estadual:
— Eu sempre elogio esse lado do Gerson porque ele trabalha todos jogadores, não só os 11. Desde a chegada dos jogadores novos ele vem trabalhando, tentando passar o mais rápido possível o que ele quer. Já temos uma identidade dentro do clube. Desde os quatro jogos-treinos a equipe está evoluindo. O jogo com o São José já foi melhor. Conseguimos rodar mais a bola.
"Quem manda aqui dentro é a gente"
Mesmo diante do atual hexacampeão na estreia, o volante grená não se intimida pela grandeza do adversário.
— Seguimos em evolução, mas teremos que ter um pouco mais de detalhes no jogo com o Grêmio. Claro que vamos respeitar a equipe deles. Não é porque é o Grêmio que vamos respeitar mais. Vamos respeitar todos os atletas e os times que vierem aqui dentro de casa, impondo nosso ritmo de jogo. Quem manda aqui dentro é a gente. E com certeza vai ser uma grande partida — apontou Elyeser, que completou:
— Independente do time que a gente enfrentar na estreia, eles vão enfrentar uma equipe bastante unida e competitiva. Nos apresentamos no dia 4 de dezembro e desde lá viemos fazendo um grande trabalho. Dentro do vestiário temos implantado desde o ano passado aquilo que surtiu efeito que é a nossa união. Não tem vaidade no nosso elenco. Não tem estrela. Todo mundo é humilde e trabalhador. Então acredito que com esse pensamento, faremos um grande jogo sábado — finalizou.