A estreia do Juventude no Campeonato Gaúcho será mais perto do que o planejado para o alviverde. A partida diante do Santa Cruz será na cidade de Bento Gonçalves, no Estádio Montanha dos Vinhedos. O mando de campo é do Santa Cruz. Contudo, o clube foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e não pode jogar uma partida frente ao seu torcedor.
O clube foi julgado pelos incidentes do jogo diante do Lajeadense, válido pela semifinal da Divisão de Acesso 2023. Na ocasião, houve uma briga generalizada entre jogadores no campo. No mesmo confronto, parte da arquibancada do Estádio dos Plátanos desabou. Porém, o principal fato gerador da denúncia pela perda mando de campo foi o arremesso de artefatos explosivos por torcedores do Galo contra a torcida adversária após o término da partida diante do time de Lajeado.
A indefinição do local se arrastava, pois o Santa Cruz tentava um efeito suspensivo junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Mas o clube não obteve sucesso. O Juventude chegou a reservar hotel em três cidades: Santa Cruz, Bento Gonçalves e Novo Hamburgo. Com a definição do local, o Juventude entra em campo no sábado (20), às 19h, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
A cidade vizinha também pode receber a segunda partida do Juventude no Gauchão. É alta a possibilidade de o alviverde mandar o seu jogo diante do Guarany, no dia 24, quarta-feira, às 19h, na Montanha dos Vinhedos. O motivo é a condição atual do gramado do Jaconi, que passou por obras de melhoria na drenagem, mas ainda não está 100%.