Ele sozinho tem mais títulos que muitos clubes do futebol brasileiro. Paulo Paixão, 72 anos, assumiu a preparação física do Juventude e estará na comissão do técnico Roger Machado. O profissional é multicampeão. Na carreia, Paixão tem 25 conquistas entre clubes e Seleção Brasileira. Ele tem dois mundiais com a amarelinha 1994 e 2002. Com Grêmio, Inter e Palmeiras conquistou a Libertadores da América. Ainda no Beira-Rio, ele integrou a comissão campeã do mundo no Japão em 2006.
Roger Machado, novo técnico do Juventude, foi jogador do preparador físico nos tempos de Grêmio, uma relação que vem de décadas. Na apresentação do novo comandante alviverde, foi pedido para Roger falar sobre a importância de Paixão. A resposta veio em tom de brincadeira.
— Precisa? (risos) O Paulo dispensa apresentações. Muitas Copas do Mundo, a relação dele comigo passa dos 30 anos. Eu fui seu jogador. Ele foi meu preparador físico quando atleta. Sempre quis trabalhar com ele. Mas eu dizia para ele que não conseguia pagar o passe dele. Nos últimos anos consegui trazer ele para o meu lado. A gente comunga de muitas ideias, crenças esportivas — afirmou Roger Machado, que completou sobre a importância do profissional no dia a dia do vestiário:
— Se eu vou na direção dele, ele vem na minha direção. A gente se completa e se entende no olhar. Além de tudo isso, o peso dele em um processo e a boa relação dele com os atletas. Volta e meia estou nas demandas do campo e ele diz: "Machado, você já foi no departamento médico hoje? Vai lá, fulano está lá e faz dois dias que você não vai lá". Ele é importante em todos os sentidos.
Paixão é carioca, mas tem uma relação forte com o futebol gaúcho. O profissional chegou pela primeira vez no Rio Grande do Sul em 1993, quando o Grêmio contratou o técnico Sergio Cosme, que pediu Paixão na comissão. Com Bahia, em 2019 e 2020, Roger trabalhou pela primeira vez com Paixão. Depois, a dupla se reencontrou no Grêmio, em 2022. Agora, Paixão vai trabalhar pela primeira vez no Estádio Alfredo Jaconi e terá a oportunidade de conhecer a famosa neblina da Serra.