Depois de oito anos disputando a Série D, o Caxias iniciou nesta semana uma pré-temporada diferente. Sem aquele peso nas costas de sair da última das divisões nacionais. Carga que os novos atletas carregavam, mesmo não tendo vivido eliminações com a equipe, em competições anteriores. Um dos líderes da equipe grená, o zagueiro Dirceu falou da diferença do início dos trabalhos, após apenas dois dias de atividades.
— Muito do que foi colhido neste ano de 2023 foi oriundo daquele ambiente que nós criamos, principalmente dentro do vestiário e com todas as pessoas diretamente ligadas ao futebol. E agora nós estamos no processo de conhecimento da rapaziada. Sabemos que há clubes com problemas financeiros, diferente daqui. Estamos muito mais próximos do que almejamos. Uma cidade maravilhosa, um clube espetacular pra se trabalhar, num ambiente muito mais leve do que nós encontramos um ano atrás. A perspectiva e o cenário é muito mais favorável para aqueles que estão chegando agora — apontou o zagueiro.
Com apenas dois dias de pré-temporada, o defensor afirma que já vê entrosamento fora de campo entre o grupo que está sendo formado
— Por mais que sejam algumas caras já conhecidas, pra outros será a primeira vez que trabalhamos juntos. O dia a dia vai nos levar a estarmos mais próximos e até mesmo criar o ambiente melhor do que criamos em 2023 — destacou.
O atleta demonstrou também que o grupo está alinhado aos objetivos do clube para 2024 traçados pela direção na abertura da pré-temporada. Dirceu foi além, e disse que o grupo tem condições de conquistar oi título do Gauchão.
— Para um clube que oferece o que o Caxias oferece, nada mais do que estar entre os quatro nessa primeira fase do Gauchão, garantir essa vaga na Copa do Brasil e brigar por título, sim. Temos capacidade, acho que todo jogador que chega pro Caxias sabe que está no primeiro escalão do Estado. E no cenário nacional, a Copa do Brasil é um campeonato muito rentável ao clube, passando algumas fases, com certeza dará um outro cenário em relação ao projeto de Série C — revelou o defensor.
Dirceu ainda pregou cautela sobre o sonho do torcedor grená em ver o time na Série B de 2025.
— A Série C é aquele objetivo que na verdade é o sonho do clube, de estar o quanto antes na Segunda Divisão, mas com muita cautela e entendimento da situação real do clube. O passo a passo é fundamental nessa hora. Não adianta olhar muito na frente, sonhar muito alto e acabar tropeçando. Temos que entrar na competição consistente, sabedores daquilo que podemos fazer, principalmente dentro de casa, pra ir colhendo os frutos ao natural depois — finalizou.